Filiada

FOZ DO IGUAÇU - Ministério do Trabalho decreta interdição do transporte de coletores de lixo em caminhões

03/03/2017

A Vital, empresa prestadora de serviços de limpeza do município, foi autuada com um Termo de Interdição referente ao transporte de trabalhadores que realizam a coleta do lixo, na parte externa de caminhões. O termo foi lavrado pelo Ministério do Trabalho após extensa coleta de dados e imagens, constatando os perigos iminentes de acidentes com os trabalhadores.

No relatório técnico a interdição do serviço foi esclarecida: “Ressalta-se que a atividade de coleta de lixo não é objeto desta interdição  pode ser desempenhada livremente pela empresa, desde que durante a coleta não haja transporte de trabalhadores nas condições citadas e de risco grave e iminente à saúde dos trabalhadores”.

Para o auditor-fiscal do Trabalho, Rubens Patruni  Filho, que assinou o relatório, o termo ofertou alternativas para a não suspenção dos serviços de coleta. “O que deixamos claro foi que o serviço não poderia ser feito da mesma forma que vem sendo realizado há anos. Sendo assim, a empresa teve a alternativa de ofertar outros meios de transporte para esses trabalhadores, ou dentro do caminhão (cabine) mas obedecendo os limites de lotação, ou num veículo a parte”.  

Fonte: Gazeta Diário foz do Iguaçu

(Daniela Valiente / Foto Roger Meireles)

Compartilhe