Filiada

Funcionários terceirizados entram em greve na Fundação Santo André

02/06/2017

O atraso no pagamento dos salários de abril e maio aos funcionários da SETTA, empresa terceirizada especializada em limpeza, que presta serviços para a Fundação Santo André (FSA), resultou na paralisação de 49 funcionários, desde a última quarta-feira (31). A decisão unânime saiu após assembleia realizada pelos trabalhadores, que alegam não ter recebido posicionamento sobre o salário prometido para ser pago no último dia 30.

Os funcionários responsáveis pela limpeza, coleta e jardinagem pedem pagamento do salário, vale-refeição e vale-transporte, que totaliza folha de R$ 1.381. Roberto Gomes, representante do Siemaco, sindicato da categoria, explica que a Fundação fez o pagamento no dia 4 de maio, mas a empresa sumiu e não deu qualquer respaldo para os funcionários. É um absurdo”, diz o sindicalista.

Vanessa Aparecida da Silva é funcionária da empresa desde o início de atuação na Fundação, em fevereiro, mas alega ter recebido apenas no primeiro mês. “Os últimos dois meses não foram pagos, estou com contas atrasadas e armário vazio. O pagamento previsto para o dia 30 de maio, ainda não foi feito”, reclama.

Andreia Teófilo e o marido também prestam serviço para a empresa. Com cinco filhos para sustentar, dependem agora do salário do filho mais velho, já que segundo Andreia, a empresa “sumiu do mapa”, e não fez o pagamento dos funcionários. “Estou com o aluguel atrasado há dois meses, a proprietária já está no nosso pé e se não conseguirmos pagar, vamos para a rua”, afirma Andreia.

Fundação responde

A FSA informou por meio de nota que o pagamento referente ao mês de abril foi pago no dia 4 de maio, antes do vencimento, não tendo a empresa SETTA Serviços Terceirizados repassado o salário aos funcionários. O fato chegou ao conhecimento da administração da instituição no mês de maio e a empresa foi imediatamente notificada, mas não apresentou qualquer esclarecimento formal. A FSA está tomando todas as providências para a rescisão contratual, assunto tratado no último Condir – Conselho Diretor – realizado dia 30 de maio.

A FSA inform que a fatura do mês de maio será retida para resguardar os direitos dos funcionários terceirizados. Está marcada ainda uma reunião com a SETTA para esta sexta-feira (2) com vistas a solucionar o caso. A FSA solicitou a presença recimento do Siemaco. O Repórter Diário não conseguiu contato com a empresa.

(Colaborou Amanda Lemos)

 

Fonte: https://www.reporterdiario.com.br


Compartilhe