Filiada

Ações planejadas serão essenciais no enfrentamento a Reforma Trabalhista

10/08/2017

A Diretoria Executiva e a Direção Nacional da CONASCON, reuniram-se na última quarta-feira, 09/08, para discutir as principais alterações da Reforma Trabalhista e os impactos sobre o movimento sindical. Esta é a primeira reunião da diretoria desde a aprovação da Lei 13.467 em 13 de julho de 2017.

Durante a reunião, também foram discutidas as próximas ações da CONASCON para dar suporte às suas entidades filiadas e associadas, fazendo com que todas possam, de maneira organizada e planejada, agir nesse novo cenário.

Com o objetivo de mostrar a real dimensão nas mudanças trazidas pela reforma trabalhista e subsidiar as discussões durante a reunião, a diretoria da entidade convidou a Dra. Zilmara Alencar, especialista em Direito Sindical, para palestrar sobre o tema, trazendo seus principias e mais controversos pontos.

Dentre os temas debatidos, destacaram-se: as novas espécies de trabalho, a desvinculação da jornada de trabalho da remuneração, o custeio sindical e a força da norma coletiva. Em sua abordagem, a Dra. Zilmara fez um comparativo dos novos artigos da CLT com as garantias constitucionais vigentes. Para a advogada, temos uma “nova CLT”. 

A discussão gerada pela palestra foi fundamental, pois, foi tomada a decisão de organizar um encontro nacional para discutir, em conjunto com a sociedade civil organizada, os caminhos à seguir. Para Moacyr Pereira, presidente da entidade, esse é o momento de nos organizar ainda mais. “Não vamos esperar a lei entrar em vigor, vamos reagir agora”, afirmou.  As ações planejadas serão essenciais para garantir o importante papel do movimento sindical com suas bases e com a sociedade. Nos próximos dias, a direção da confederação divulgará os detalhes desse encontro, que deverá acontecer na cidade de Brasília no mês de setembro deste ano.


Galeria de imagens



Compartilhe