Filiada

Projeto visa implantar ‘Agenda Sustentável’ Intenção é fomentar 17 objetivos de desenvolvimento e criar uma comissão especial na câmara para acompanhar o cumprimento de metas

21/02/2018

 

O Dia Mundial da Justiça Social é comemorado nesta terça-feira, 20 de fevereiro, e visa, em resumo, reflexões e ações pelo bem-estar da população em todo o mundo. Parte deste bem-estar está ligado ao meio ambiente, e é com esse foco que um projeto protocolado pelo vereador Sérgio Alvarez, o padre Sérgio (PT), busca adotar a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, da ONU (Organização das Nações Unidas), como diretriz das políticas públicas de Americana. A intenção é também criar uma comissão especial na câmara para acompanhar o cumprimento das metas. A matéria deve ser votada nas próximas semanas após tramitação.

De acordo com o autor do projeto, a Agenda 2030 busca fomentar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que devem ser aplicados em todo o mundo para orientar políticas públicas para segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades e erradicação da pobreza, energia, água e saneamento, entre outras medidas.

 

 

Vereador sabe das dificuldades, mas frisou que se cada pessoa fizer a sua parte haverá conquistas

A intenção do vereador é que, com a aprovação do projeto, esses 17 objetivos e as mais de 150 metas da agenda passem a nortear as políticas públicas de Americana nos próximos 12 anos. “É claro que em países mais desenvolvidos como Alemanha, França, é mais fácil atingir esse ideal, mas se a gente não começar a fazer, vamos ficar muito aquém nisso tudo. Nós em Americana iremos fazer nossa parte”, afirmou.

 

 

Padre Sérgio explicou que se essas temáticas forem abordadas agora, por exemplo, nas escolas, daqui a 12 anos, ao fim da Agenda 2030, Americana terá uma sociedade mais sustentável e preparada para lidar com os próximos desafios.

A ideia do projeto de lei é, além de estabelecer essas diretrizes, que a câmara tenha uma comissão fixa, nos próximos 12 anos, para acompanhar se as metas estão sendo atingidas, além de promover debates e eventos para fomentar essa cultura da Agenda. “Nós, como gestores, administradores, temos que dar o exemplo”, afirmou o parlamentar


Compartilhe



Categorizado em: ODS,