Filiada

Mulheres discutem saúde e autocuidado na Primavera Lilás

05/11/2018

Na noite de 30 de outubro, mulheres integrantes da categoria do Sindilimp participaram da Primavera Lilás, no auditório do Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul.

 

Azenira Lazarotto, vice-presidente do Sindilimp e coordenadora da Primavera Lilás, abriu o encontro agradecendo a todos que se empenharam para a realização da atividade. Ela citou dados da realidade das mulheres no Brasil, destacando que a base do Sindilimp, em sua maioria, é constituída por mulheres. Representando a diretoria do sindicato, Janete Gama cumprimentou os participantes. 

 

Saúde como direito de todos

A primeira palestra foi de Fernanda Borckhardt, enfermeira e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul. Fernanda falou sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a apresentação de dois pequenos filmes, mostrou que o SUS foi criado na Constituição de 1988 e antes disso as pessoas só tinham atendimento de saúde se pagassem médico particular ou fossem seguradas do INSS. Ficavam excluídos os mais carentes e os trabalhadores sem carteira assinada. A enfermeira mostrou ainda que o ponto forte do SUS é a prevenção das doenças, pois é o SUS que coordena a Vigilância Sanitária, faz o controle de epidemias, desenvolve campanhas de vacinação, promove a pesquisa de novos tratamentos, procedimentos e medicamentos, e ainda desenvolve campanhas doação de sangue, órgãos, antitabagismo e transplantes.

Fernanda afirmou que a saúde é um direito de todos os cidadãos. Destacou os direitos de cada um, como o atendimento humanizado e sem discriminação, a prioridade para quem está em situação mais urgente ou com maior sofrimento, o acesso aos prontuários, a acessibilidade dos locais, entre outros.

Destacando que a participação de todos no controle social do SUS garante os direitos de saúde, Fernanda mostrou as instâncias de participação, como Conselhos e Conferências e deixou os telefones para reclamações e sugestões dos usuários:

- Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde: (54) 3290- 4446

- Ministério Público de Caxias do Sul: (54) 3216-5300

- Conselho Municipal de Saúde: (54) 3215-4320

Para finalizar, Fernanda fez um alerta sobre a situação do SUS: “Não adianta falar sobre os exames de prevenção que são divulgados nesta época, no outubro rosa, se não aprendermos a defender o SUS. No futuro poderemos não ter onde fazer esses exames, pois a privatização e o desmonte ameaçam esse serviço”, disse ela.

 

Autocuidado para enfrentar as dificuldades da vida

A segunda parte do evento teve a participação da terapeuta Lis Caberlon. Lis é formada em Economia e Mestre em Gestão Pública, mas optou por trabalhar com yoga e terapias. Ela ensinou técnicas de respiração e movimentos para aliviar o estresse e fortalecer a imunidade. Destacou a importância de proteger e cuidar do corpo e da mente, pois as mulheres são o pilar das famílias e exercem múltiplas tarefas no cotidiano. Ao som da música “Uma Nova Mulher”, da cantora Simone, a plateia relaxou e refletiu sobre a poesia: “Que venha essa nova mulher de dentro de mim / Que venha de dentro de mim ou de onde vier / E lute com todas as forças / Conquiste o direito de ser uma nova mulher.”

 

Depois das palestras, o Sindilimp agradeceu e brindou as palestrantes e promoveu o sorteio de presentes entre as participantes associadas, como camisetas do Sindlimp e kits de autocuidado. A atividade terminou com um coquetel de confraternização. 

 

Este foi o quarto ano em que o Sindilimp realizou a Primavera Lilás. O objetivo da atividade, que acontece anualmente em outubro, é reunir as mulheres da categoria para discutir assuntos que promovam a saúde, a igualdade de gênero e a justiça.

 

 

 

 

 


Galeria de imagens



Compartilhe