Filiada

Congresso de Municípios debate alcance de objetivos de desenvolvimento sustentável

26/03/2018

O alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos municípios pernambucanos é o foco das discussões do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento está com inscrições gratuitas abertas e vai ser realizado nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Pelo próprio foco, os debates abrangem desde temas amplamente discutidos, como saúde, passando pela transparência no uso de recursos, mas também outros não tão comuns, como a gestão sustentável da água, resíduos sólidos e saneamento.

 

“ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Meta global, Ação Municipal” é o tema do congresso, que segundo a organização também vai ser abordado em todas as 21 oficinas, nas duas palestras magnas e no seminário “Transparência e Participação para a Democratização da Gestão Pública”.  Especialista na área jurídica com diversos livros sobre direito, licitações e contratos, , Jacoby Fernandes fará a palestra magna Licitações e Contratos (Lei 8.666/93) Para Uma Gestão Sustentável”.

 

“Todos os municípios já trabalham, de alguma maneira com essa agenda. Mas queremos alinhar ainda mais nossas ações trabalhando com indicadores e monitorando os resultados”, diz José Patriota, presidente da Amupe, que representa todos os municípios brasileiros na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (CNODS) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Para ele, a Amupe sai na frente e encabeça a missão de levar as informações e ajudar os municípios a ajustar seus planos e projetos às metas dos ODS. 

 

Integram a CNODS o Governo Federal, representantes do setor produtivo, instituições sem fins lucrativos, academia e governos estaduais e dos territórios e Governo do Distrito Federal, além da representação dos municípios. A comissão será representada pelo seu presidente, Henrique Villas. Em áreas vinculadas à economia e geração de recursos, por exemplo, haverá a participação do prefeito de Gramado-RS, João Alfredo Castilhos Bertoluci, para falar sobre “Turismo Integrado, Geração de Renda e Desenvolvimento Sustentável”. 

 

Para tratar de Educação, o convidado é o secretário de Sobral-CE, onde foi alcançado o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. Camila Almeida da ONU Mulher, que debate sobre “Gênero, o Desafio da Inclusão e o Empoderamento”. Guilherme Larsen do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai debater com a diretora da TV Globo Recife, Jô Mazzarolo, o Potencial da Comunicação na Implementação dos ODS.

 

Serviço:

5º Congresso Pernambucano de Municípios

Quando: 5 e 6 de Abril

Local: Centro de Convenções de Pernambuco

Inscrições: Gratuitas

http://www.congressoamupe.com.br/ 

 

Por: Osnaldo Moraes - Diario de Pernambuco


Compartilhe



Categorizado em: ODS,