Filiada

Sindicalização 2.0 aponta para modernização do movimento sindical

10/09/2019

Durante os trabalhos da plenária da Federação dos Vigilantes de Santa Catarina (FEVASC) que foi realizada nos dias 05 e 06 de setembro a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (CONASCON) lançou o Projeto Sindicalização 2.0 - Sempre em Movimento.

 

O projeto, que está em fase experimental, foi lançado em conjunto com o Sindlimp Florianópolis, sindicato que representa os trabalhadores em asseio e conservação da maior cidade do estado de Santa Catarina. “É importante modernizar o nosso trabalho e adequá-lo à nova realidade.  Estamos nos readequando às mudanças impostas pela Reforma Trabalhista, o governo atual tenta a todo custo implantar uma política de enfraquecimento do trabalhador através da perseguição e extinção de sindicatos. Lutaremos sempre, mas junto a luta precisamos nos desenvolver continuamente”. Afirmou Neucir Paskoski, presidente da entidade.

 

O projeto foi idealizado a partir da experiência do SIEMACO-SP, sindicato que representa os trabalhadores na cidade de São Paulo. A entidade fez uma parceria  com o Service Employees International Union (SEIU), sindicato dos trabalhadores em serviços nos Estados Unidos, o sindicato internacional trouxe sua expertise na criação de estratégias de sindicalização de trabalhadores e o Siemaco-SP entrou com a parte tecnológica. 

 

De acordo com Moacyr Pereira, idealizador do projeto, o mapeamento, a organização e sistematização de todo o trabalho ajuda na organização sindical. Com dados mais precisos as estratégias tem mais chances de dar certo..



Para João Capana, que coordenou a parte operacional do projeto em São Paulo, a sistematização promovida pelo projeto é fundamental para transmitir uma imagem de confiança para o trabalhador. Para o dirigente o modelo sindical está numa importante fase de transição, é preciso ter método, visão e missão.  


Galeria de imagens



Compartilhe