Filiada

Por que 15 de junho?

O Dia Internacional da Justiça, comemorado em 15 de junho de cada ano e coordenado pela UNI Global Union, é uma celebração vibrante de solidariedade e um poderoso lembrete da importância de honrar a luta sindical dos limpadores, trabalhadores de segurança e outros trabalhadores essenciais. Suas origens remontam à campanha Justiça pelos Zeladores, que começou na América do Norte no final da década de 1980.  Em 15 de junho de 1990, zeladores em greve iniciaram uma greve pacífica por melhorias de emprego muito necessárias em Los Angeles. Os zeladores, em sua maioria mulheres e homens imigrantes com baixos salários, estavam enfrentando uma poderosa comunidade empresarial e corporações multinacionais. Naquele dia, os zeladores e suas famílias foram recebidos com força agressiva pela polícia. Muitos trabalhadores ficaram feridos e mais de 60 pessoas foram hospitalizadas. Esse evento provocou outra faísca no movimento #JusticeForJanitors, que se espalhou pelo país e pelo mundo todo.

 O dia 15 de junho é agora um dia para comemorar sua resiliência, coragem e dedicação inabalável para manter nossas comunidades limpas e seguras, enquanto lutam pelo direito de ter um sindicato. O dia anual de ação desperta entusiasmo e energia quando os sindicatos se unem para exigir melhores salários, locais de trabalho mais seguros e uma voz sindical. É um grito de guerra pela mudança, amplificando a voz coletiva e garantindo que todos os trabalhadores essenciais sejam tratados com a dignidade que merecem.

 

Tema e mensagem para 2023

 

À medida que a pandemia fica atrás, os trabalhadores da limpeza e segurança focam se em #ConstruirJustiça. À medida que nossas cidades, espaços públicos e locais de trabalho evoluem e se adaptam ao novo mundo, esses trabalhadores essenciais precisam de uma voz sindical para tornar seus locais de trabalho seguros e limpos para nós, mas também trabalhar para as nossas comunidades.

 

 MENSAGEM PRINCIPAL:

 

Neste Dia Internacional da Justiça, prestamos homenagem aos milhões de funcionários de limpeza e segurança que desempenham um papel vital em nossas sociedades. Reconhecemos sua inestimável contribuição para manter nossos locais de trabalho, hospitais, escolas e espaços públicos seguros e limpos. É hora de nos unirmos e apoiarmos sua busca por justiça no local de trabalho.

 

 NOSSAS REIVINDICAÇÕES

 

 - SALÁRIO JUSTO: Acreditamos que os trabalhadores da limpeza e da segurança merecem uma compensação justa por seus esforços incansáveis.  Vamos exigir juntos salários justos que reflitam a importância de seu trabalho.

 

- LOCAIS DE TRABALHO SEGUROS E SAUDÁVEIS: nosso bem-estar coletivo começa com o bem-estar dos funcionários da limpeza e da segurança.  Defendamos seu direito de trabalhar em ambientes seguros e saudáveis. Juntos, podemos garantir que suas condições de trabalho cumpram as normas adequadas.

 

- RESPEITO NO TRABALHO: os funcionários da limpeza e os guardas de segurança merecem o máximo respeito pelos serviços vitais que prestam. Junte-se a nós na promoção de uma cultura de valorização e reconhecimento por seu trabalho árduo e dedicação.

 

- DIREITO DE SE SINDICALIZAR: acreditamos firmemente que os trabalhadores da limpeza e da segurança privada devem ter o direito de se sindicalizar. Apoiemos seus esforços para se organizarem e se capacitarem para negociar melhores condições e proteções no trabalho.

 

Hashtags: #ConstruindoJustiça #IJD2023 #J4J 

 

Nos próximos dias dividiremos alguns recursos adicionais para as mensagens nas redes sociais.

 

Material gráfico

 

Nossas ilustrações do Dia da Justiça já estão disponíveis. Sabemos que você deseja utilizá-las em sua comunicação com os filiados no período que antecede o dia 15 de junho e em seus eventos e atividades do Dia da Justiça

 

- Cartazes nos tamanhos A3, A4 e US Letter

- Imagens para mídia social e para o Facebook

- As imagens dos cartazes podem ser editadas no Photoshop ou no Illustrator (disponível a partir de amanhã)

- Disponíveis em inglês, espanhol e português

 

 

 

Atividades, eventos e ações sindicais para o Dia Internacional da Justiça

 

O Dia Internacional da Justiça nos oferece uma oportunidade incrível de elevar as vozes dos trabalhadores no mundo todo. À medida que o dia 15 de junho se aproxima, ficamos muito felizes em saber dos planos de nossas filiadas de unir os trabalhadores de limpeza e segurança nesse dia importante para exigir justiça, salários justos, segurança, respeito e uma voz sindical forte. Sabemos que alguns sindicatos estão até planejando eventos para o dia 8 de junho.

 

Esperamos que a mensagem global e o material gráfico sejam úteis para suas campanhas locais e eventos específicos. Não duvidem em usá-los e adaptá-los.

 

Por favor, compartilhe suas notícias e fotos de seus eventos para que possamos compartilhá-las em nossa página do Facebook.

 

Nossa página no Facebook

Fotos e notícias sobre suas atividades do Dia da Justiça serão compartilhadas em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/UNIJusticeDay. Lembre-se de

- Seguir nossa página no Facebook.

- Curtir e comentar nossas publicações (isso nos ajuda a superar o algoritmo do Facebook).

- Marque e compartilhe com seus associados e colegas.

 

Estamos empolgados por fazer parte do Dia Internacional da Justiça de 2023 e esperamos um dia repleto de atividades, cores e poder.

 

Em solidariedade!