Filiada

Secretário do Trabalho e Relações com a Comunidade do Paraná afirma que homologação fora do Sindicato coloca trabalhador em situação de extrema vulnerabilidade

11/08/2018

Durante o painel laboral do Fórum Pulire America, realizado no último dia 09 na cidade de Curitiba, Paulo Rossi, Secretário do Trabalho e Relações com a Comunidade do Estado do Paraná e presidente licenciado da UGT - Paraná afirmou que homologar o trabalhador fora do ambiente sindical é colocá-lo a mercê de circunstâncias de extrema vulnerabilidade, pois mesmo em um setor bem organizado como é o de asseio e conservação, ainda existem algumas empresas que se negam a cumprir as convenções coletivas da categoria.  

Para o secretário, é dentro do ambiente sindical que o trabalhador tem a assistência necessária e o devido amparo na rescisão de contrato de trabalho. O descuido na hora de homologar pode causar um efeito contrário ao pregado pela reforma, o de reduzir ações trabalhistas. O secretário também se posicionou contra o trabalho intermitente, o que defende ser ideal somente para profissionais liberais e a possibilidade da mulher gestante trabalhar em ambientes insalubres, o que coloca em risco mães e filhos.

O secretário afirma ainda que, não fosse o importante trabalho realizado pelas entidades sindicais de trabalhadores e empregadores, o setor de asseio e conservação não seria um dos mais organizados do país.

A FEACONSPAR -  Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná que é filiada a CONASCON organizou toda a representação de trabalhadores no estado do Paraná e hoje é referência nacional em mobilização e gestão sindical, fazendo do Paraná um dos estados de maior representatividade dentro da Confederação.

Presidida pelo cro. Manasses Oliveira a entidade foi uma das apoiadoras do Fórum Pulire América e compareceu com um grande número de participantes.

Paulo Rossi é presidente licenciado da UGT - União Geral dos Trabalhadores do Paraná e do SINEEPRES - Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e de Entrega de Avisos do Paraná, entidade filiada a Feaconspar e a Conascon, atuou como dirigente sindical por mais de 23 anos, grande parte deles no segmento de prestação de serviços. Também fez importante trabalho na FENASCON - Federação Nacional dos Trabalhadores em Servicos, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana Ambiental e Áreas Verdes, quando foi convidado pela governadora do estado do Paraná, Cida Borghetti, para assumir a Secretaria de Estado do Trabalho e Relações com a Comunidade.

O painelista Gianfranco Piseri, responsável pelas relações sindicais do Consorzio Sintezi trouxe a experiência europeia e falou sobre as transformações das relações de trabalho do bloco. Segundo Piseri o setor prestação de serviços representa 70% do PIB europeu, mas só alcançou essa proporção após ter passado por uma importante mudança na legislação trabalhista e a criação de novas modalidades de contrato de trabalho. Esse processo durou cerca de 50 anos e foi amadurecido de acordo com as especificidades de cada país do bloco.

Para o mediador Luis Fernando Busnardo Superintendênte Regional do Trabalho do Paraná as experiências internacionais trazida para o Pulire America juntadas a expertise sindical brasileira poderão ajudar na construção de uma ambiente de desenvolvimento sustentável com justiça social.

 


Galeria de imagens



Compartilhe