Filiada

O Papel dos Sindicatos dos EUA no Triunfo de Biden

11/11/2020

Os sindicatos americanos foram fundamentais na recuperação no Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, assim como nas vitórias de Biden na Geórgia, Arizona e Nevada, e agora ameaçam com uma greve geral se Trump se recusar a aceitar o resultado das eleições. Biden sabia antecipadamente que não teria qualquer hipótese de ganhar se não recuperasse para o Partido Democrata os três estados "azuis" perdidos em 2016: Michigan, Wisconsin e Pennsylvania. Estes três estados faziam parte do que é chamado na linguagem política americana de "Muralha Azul", um grupo de 20 estados democratas que garantiu por si só a vitória nas eleições presidenciais.

 

Estes eram três estados complexos, com uma grande população, maioritariamente branca republicana, rural, que era superada por grandes cidades industriais como Detroit, Pittsburgh, e Filadélfia, onde a classe trabalhadora branca de colarinho azul dominava tradicionalmente o voto e onde os sindicatos de trabalhadores tinham a sua maior influência. Foi precisamente aí que Trump surpreendeu em 2016, quebrando a espinha dorsal democrática, quando um sector considerável da classe trabalhadora branca tradicional, estimado em 30%, juntamente com os sindicatos da indústria automóvel, mudou de lado e votou republicano, dando-lhes a luz que lhes permitiu ganhar os três estados que lhe deram a vitória presidencial. Plano de Biden para fortalecer os sindicatos.

 

É por isso que Biden incluiu no seu programa um detalhado "Plano de Fortalecimento da Organização dos Trabalhadores, Negociação Colectiva e Sindicatos", que inclui a recuperação do direito à negociação colectiva no Estado e para os trabalhadores domésticos privados, rurais e independentes; fortes controlos e sanções para a interferência empresarial na liberdade de sindicalização do seu pessoal; restrições aos sindicatos amarelos recém-formados para afastar os sindicatos tradicionais das negociações; Revogação das leis que proibiam os sindicatos de receberem descontos para trabalhadores não sindicalizados; criação de um grupo de trabalho sindical no gabinete que deve apresentar nos primeiros 100 dias um plano para "aumentar drasticamente a densidade sindical" nos Estados Unidos; garantia do direito dos trabalhadores subcontratados a negociar colectivamente com as empresas-mãe; reforço do direito à greve; exclusão como contratantes estatais de empresas que não cumpram as leis laborais e sindicais; etc. Para além disso, uma das primeiras medidas cometidas por Biden será um aumento salarial de 100% do mínimo seria aumentado de $7,25 por hora para $15 por hora, e seria estabelecido um sistema de mobilidade de acordo com a taxa de aumento do salário médio.

 

O Partido Democrata aparentemente tomou nota do profundo fenômeno social que significa que um setor considerável da classe trabalhadora organizada votou no Trump e apoiou as suas políticas protecionistas para salvaguardar empregos no solo dos EUA e reindustrializar o país. Esta tendência parece estar de acordo com as versões que surgiram nas últimas duas semanas que Bernie Sanders, líder da ala esquerda do Partido Democrata, estaria disposto a ser o próximo Secretário do Trabalho de Biden.

 

A escolha de Biden de Kamala Harris como candidato a vice-presidente, que fez da união uma das bases da sua candidatura presidencial, parece ir na mesma direção pró-união. Harris (uma mulher, negra e filha de um jamaicano casado com um índio) levantou como uma das suas principais propostas, a revogação das chamadas "leis de liberdade de trabalho" que proíbem o estabelecimento daquilo a que na Argentina se chama "quotas de solidariedade" - descontos obrigatórios estabelecidos por convenção colectiva para os trabalhadores não sindicalizados - como contributo para as melhorias que obtêm pelo facto do desempenho organizado do trabalho.

 

Trump cometeu um erro, inexplicável, que o levou a perder o apoio que tinha em alguns setores da classe trabalhadora branca: a falta de preocupação face à pandemia. Até Fevereiro de 2020, a vantagem eleitoral de Trump era inquestionável. Sabe-se que os presidentes em exercício não perdem as reeleições, a menos que os seus governos sejam completamente desastrosos. E Trump não tinha sido desastroso em termos econômicos e de emprego, embora tivesse algumas luzes vermelhas, tais como a grande diferença salarial. Apesar do crescimento econômico, as empresas mantinham todos os lucros e não os partilhavam com os trabalhadores. Mas a atitude de Trump em relação à pandemia mudou tudo. Trump minimizou a pandemia, opôs-se a medidas de quarentena e promoveu uma estratégia de prioridade da economia sobre a saúde. Os resultados foram desastrosos, tanto economicamente como em termos de vidas e infeções. E o que foi ainda pior para o resultado eleitoral: foi interpretado por amplos sectores da classe trabalhadora que deveriam continuar a trabalhar sem medidas de proteção adequadas, como um abandono dos trabalhadores face à pandemia. Para deixar claro que o seu destino dependia principalmente do apoio sindical, Biden decidiu lançar a sua campanha no poderoso sindicato dos metalúrgicos de Pittsburgh (Pensilvânia), onde resumiu a sua posição dizendo "sempre fui um homem do movimento sindical", algo que pode não ser inteiramente verdade, embora seja verdade que a imagem de Biden foi construída desde o início como um político identificado com o sindicalismo. 

 

Mobilização da União em Seis Estados Chave Apesar das restrições impostas pela pandemia, a mobilização do movimento trabalhista pró-Inicial nos chamados "estados do campo de batalha" fez-se sentir. Não só nos três estados perdidos em 2016, mas também na Geórgia, Arizona, e Nevada. Muitos sindicatos declararam oficialmente o seu apoio à candidatura de Biden. Tal como a AFL-CIO e a maioria dos sindicatos afiliados a esse centro maioritário. Assim como os grandes sindicatos filiados na Change to Win (CTW), as outras centrais dos EUA, tais como o Teamsters Union e o SEIU (cuidados de saúde, serviços públicos e afins).

 

Além disso, os sindicatos criaram e aderiram a redes comunitárias progressistas, como aconteceu na Pensilvânia com o sindicato dos cuidados de saúde, juntando-se à Black Voters Matter, GOTV (Get Out The Vote) e Our Future PA, exigindo que a contagem dos votos não seja interrompida até que todos os votos sejam contados.

 

Sindicatos de todo o país formaram a rede da Ação Trabalhista para a Defesa da Democracia (LADD). Em Las Vegas, capital do estado do Nevada, ativistas da União Culinária, metade dos quais são de origem latina, visitaram meio milhão de lares pedindo o voto para Biden.

 

Na Pensilvânia, percorreram bairros da classe trabalhadora, visitando a uma taxa de 60 casas por minuto. A Ameaça de uma greve geral Com as eleições terminadas e a contagem final ainda pendente nos seis estados-chave onde a ação sindical foi decisiva, Trump declarou que havia fraude e começou a dar sinais de que não reconheceria Biden como o vencedor, a fim de minar a legitimidade da vitória democrática.

 

Num gesto absolutamente excepcional para com os Estados Unidos, o movimento operário começou a considerar a possibilidade de uma greve geral nacional caso Trump persista na sua recusa, algo que não acontece nos Estados Unidos desde a década de 1940. Três dias após as eleições, Richard Trumka, presidente da AFL-CIO (a poderosa central sindical americana), apelou ao reconhecimento do movimento sindical pelo seu papel na vitória democrática: "Conseguimos a votação.

 

Em Wisconsin, no Michigan, na Pensilvânia A firewall de Joe Biden foi feita por trabalhadores sindicais. Isto não significa, evidentemente, que a política internacional de Biden em relação à América Latina, e especificamente à Argentina, irá mudar radicalmente.

 

A política externa corre em caminhos muito diferentes da política laboral interna. Irá certamente enfraquecer Bolsonaro, que tinha Trump como único apoio internacional, e o filho de Bolsonaro, que coordena as operações dos movimentos de extrema-direita na América Latina, incluindo os de macrismo hardcore, mas não muito mais do que isso.

 

A estratégia de guerra de linha dura contra a China que Trump estava a promover irá provavelmente mudar também, e talvez venha a ser analisada a possibilidade de estabelecer um novo multilateralismo, que poderia, entre outras coisas, evitar uma nova pandemia que seria aterradora para o mundo. Entretanto, o movimento sindical americano é esperançoso, e alguns sindicalistas estão mesmo a dizer que a presidência de Biden trará um "grande ressurgimento do sindicalismo" e que Biden será o "presidente mais pró-sindical daqui a muito, muito tempo". 

 

 

Fonte:  UGT - 10/11/2020


Compartilhe