Filiada

Novos hábitos de higiene são incorporados na rotina dos brasileiros

24/11/2020

A preocupação com a saúde e com doenças invisíveis leva a população a ter mais cuidado com a limpeza

 

Lavar as mãos com frequência, higienizar frutas e legumes e o distanciamento social foram algumas mudanças que o surto de coronavírus implantou no cotidiano. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Qualibest 66% dos brasileiros mudaram seus hábitos de higiene desde os primeiros indícios do coronavírus no país. Para 86% dos entrevistados o álcool em gel virou item indispensável na rotina.

 

Em relação aos cuidados com a casa e outros ambientes, também houve modificações aos costumes. O álcool é o produto preferido por 60% das pessoas para desinfectar a casa em seguida está a água sanitária com 33%.

 

O estudo realizado pelo grupo Abril e MindMiners comprovou que 75% dos participantes adquiriram o hábito de usar álcool em gel e lavar as mãos mais vezes ao dia como forma de prevenção. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) higienizar as mãos corretamente e com regularidade e reduz em 40% a infecção, por microrganismos que causam doenças como doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

 

“O ato de lavar as mãos sempre que se expõe a qualquer o utensílio que seja de uso público é muito importante. A atitude de higienizar as mãos foi comprovado que é eficaz para evitar as doenças de transmissão oral e respiratória por meio do contato das mão com o rosto”, explica, o epidemiologista do Grupo Pardini, José Geraldo Leite Ribeiro.

A intensificação das práticas de higiene e limpeza desencadearam a procura de outras formas de conservar ambientes e objetos esterilizados por mais tempo. E partir desta necessidade surgiram no mercado que produtos que realizam a assepsia de forma profunda e intensa. Ciência e tecnologia são a base desses dispositivos que facilitam o processo de limpeza.

A empresa paranaense FRT automação, apostou nesta combinação e trouxe para o Brasil um germicida automático que faz a desinfecção de ambientes e superfícies por meio de ondas ultravioletas. “O Esterilize é uma solução que ajuda as pessoas e facilita a rotina de higienização no dia a dia. “Ele atua, fazendo a esterilização do ambiente. Ácaros, bactérias, fungos e vírus são neutralizados por uma Luz UV+C acima de 220 mn “, explica Fábio Roberto Teodoro, CEO da FRT Automação, responsável pela comercialização do germicida.

 

Segundo Teodoro, o aparelho pode minimizar a propagação de outras doenças causadas por microorganismos que habitam no ar além do Covid-19.”H1N1, rinite alérgica, gripe comum,resfriado, tuberculose, meningite, coqueluche, pneumonia, difteria são alguns exemplos de doenças que o aparelho pode destruir. O Esterilize tem eficácia contra 68 tipos de germes, bactérias e outros agentes.

Além das mudanças nos hábitos de higiene,houveram modificações nas interações sociais também. Ainda de acordo com a pesquisa desenvolvida grupo Abril e MindMiners 6 em cada 10 brasileiros não estão participando de encontros presenciais e mantêm distância dos outros enquanto conversam nos momentos que se faz necessário o contato.

 

“Os vírus e bactérias estão entre nós há milhares de anos e eles desenvolveram uma enorme capacidade de se manterem no ambiente. As doenças são transmitidas pela via respiratória, portanto é muito importe que a gente sempre esteja vacinado contra aquelas doenças que existem vacinas e que nós tenhamos consciência de que podemos infectar as pessoas que vivem conosco”, afirma Ribeiro.

 

23 de novembro de 2020 Off  Por DANIEL SUZUMURA DOS SANTOS

http://jornaldiadia.com.br/


Compartilhe