Filiada

Expostos a dejetos, funcionários da Sanesul denunciam falta de EPIs

08/01/2021

Os trabalhadores fizeram manutenção em esgoto irregular sem proteção

 

Os funcionários do setor de água da Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) foram encaminhados para realizar a manutenção de uma rede de esgoto rompida nesta quinta-feira (7) em Aquidauana e, sem EPIs (equipamento de proteção individual) contra os dejetos expostos, reclamaram. A empresa informou que equipe foi encaminhada para manutenção de água, mas uma fossa irregular foi descoberta.

 

Conforme relato de um dos trabalhadores, uma empreiteira estava realizando trabalho na região da cidade e acabou danificando a rede de esgoto. A empresa foi acionada e os funcionários, que trabalham no setor de água, segundo ele, foram encaminhados para a manutenção.

 

“Nenhum funcionário de luvas ou máscara para mexer no esgoto. No esgoto o vírus da Covid-19 pode estar ativo por pelo menos 5 dias. Além de outros patogênicos de alto potencial de contaminação”, pontuou o trabalhador.

 

Segundo ele, os funcionários não recebem por insalubridade e nem são destinados para tal função. “A empresa ou seus responsáveis deveriam ser advertidos por expor funcionários à situações que fogem do seu contrato de trabalho. Não recebemos insalubridade, não deveríamos trabalhar em ambiente insalubre e em contato com dejetos”, disse.

 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Sanesul e foi informada que a equipe havia sido encaminhada ao local para fazer manutenção em um vazamento de água, no entanto, quando chegou ao local foi detectado a instalação de uma fossa irregular na residência. E no momento do conserto, um incidente aconteceu.

 

“Informamos que todos os funcionários da Sanesul que realizam este tipo de serviço recebem seus EPIs, mas tem o direito de recusa e neste caso em específico o funcionário será notificado e passará por uma reciclagem sobre a necessidade do uso correto de todo equipamento de proteção individual e segurança fornecido pela empresa – EPI. Nos primeiros dias de  janeiro, todos os empregados estão recebendo botinas novas, que são entregues ao final de cada ano, mas por um atraso por parte do fornecedor somente agora estão sendo entregues, inclusive tal atraso foi informado ao Sindicato. Em tempo, informamos que o modelo da imagem se trata de um modelo em desuso pela empresa. A Sanesul preza pela saúde e mantém os cuidados necessários para a segurança de sua equipe de trabalho”, disse.

 

Mariane Chianezi Em 16h46 - 07/01/2021

 

Foto: Reprodução/WhatsApp Midiamax


Compartilhe