Filiada

Gari salva bebê engasgado no litoral de SP: 'Mãe estava desesperada'

09/04/2021

Caso ocorreu na tarde desta quarta-feira, em Praia Grande, e comoveu a web.

Um gari salvou um bebê que estava engasgado em Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (7). Segundo apurado pelo G1, o menino já estava ficando roxo quando o coletor chegou para salva-lo.

 

Os garis atuavam na Rua Javaés, no bairro Vila Tupi, por volta das 15h30, limpando o local após uma feira livre, quando Alex Sandro da Silva, de 37 anos, viu uma mulher gritando pela rua com o bebê no colo.

 

"Eu estava no caminhão, lavando a rua, quando a mãe apareceu correndo e gritando 'pelo amor de Deus, salva meu filho'. Pedi para o meu colega segurar a mangueira, larguei tudo e saí correndo para ajudar. Ela estava desesperada. Não tinha ninguém na rua", afirma.

Segundo Alex Sandro, ele foi ajudar a mãe por instinto, e usou técnicas de primeiros socorros para salvar o bebê do engasgamento. "Eu fiz curso de primeiros socorros, então, sabia o que fazer. Virei a criança de bruços, coloquei a cabeça na minha mão, dois dedos no queixo e dei umas palpadas nas costas. Alguns segundos depois, ele soltou uma secreção pela boca, desentalou e começou a chorar", relata.

 

O gari conta que o bebê estava sem estímulos e ficando roxo no momento em que ele o pegou no colo, e acredita que, se tivesse demorado alguns minutos para ajuda-lo, o recém-nascido poderia ter morrido.

 

 

"A mãe estava desesperada, em estado de choque, apenas disse 'obrigado'. Eu não sei quem é ela, nunca tinha visto, mas fico feliz em poder ajudar de alguma forma. Eu também sou pai, e já fiz essa técnica quando meu filho, na época com 3 anos, se engasgou também", afirma.

 

Alex Sandro conta que, no momento em que socorria a criança, uma mulher dentro de um carro viu toda a cena e pediu sua autorização para tirar uma foto dele com o bebê. A imagem acabou viralizando nas redes sociais nesta quinta-feira (8).

 

O G1 tentou localizar a mãe do bebê, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

 

Como proceder nesses casos

A médica pediatra e docente da Faculdade de Medicina Estácio de Ribeirão Preto Rafaela Caroline Antunes Faustino afirma que esse tipo de caso acontece quando o bebê tem uma certa imaturidade, e ainda tem dificuldade para respirar. A primeira coisa a fazer, segundo ela, é manter a calma e observar se a criança está respirando e chorando.

 

"Temos que manter a via aérea do bebê aberta e deixar o tronco ereto. Ele vai tossir e desengasgar sozinho. Não devemos chacoalhar a criança nunca, porque pode piorar a situação", aconselha.

 

Se a criança não estiver respirando e estiver roxa, tem que ser usada a técnica de Heimlich, de acordo com a pediatra. "O socorrista deve sentar, por o bebê de bruços no seu antebraço, e com a outra mão aplicar golpes nas costas, no meio das escápulas da criança, para ela tossir e desengasgar", completa.

 

Por Rafael Peixoto, G1 Santos

 

08/04/2021 18h07  Atualizado há 15 horas

 Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau


Compartilhe