Filiada

Imprensa internacional repercute manifestação dos Garis de São Paulo

11/06/2021

Uni Global Uni destaca manifestação dos Garis de São Paulo:

 

Reportagem na integra:

 

Essencial, mas sem vacinas: limpadores brasileiros exigem vacinação para o setor

 

Trabalhadores da limpeza no Brasil, incluindo catadores de lixo, fizeram uma manifestação 24 horas na cidade de São Paulo nesta semana, exigindo vacinação para o setor. Conseguir injeções para esses trabalhadores vitais, até agora, não foi priorizado durante a pandemia. 

 

“O objetivo é motivar o prefeito a colocar os garis na fila de vacinação”, disse Moacyr Pereira, presidente da Conascon, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, da Limpeza Urbana e Áreas Verdes . “A Conascon participou da construção do Plano Nacional de Imunizações do governo federal e a vacinação dos garis já está planejada, mas a responsabilidade de colocar os trabalhadores na lista de vacinação é dos prefeitos”, frisou.

 

O presidente do SIEMACO-SP, Edson André dos Santos Filho , acrescentou, “esses trabalhadores estão expostos desde o início da pandemia e sem eles a situação seria ainda mais trágica no Brasil”.

 

Os garis são aqueles que limpam as ruas das cidades brasileiras e, há um ano e meio, estão na linha de frente, mantendo suas comunidades sanitárias e, ao mesmo tempo, colocando em risco sua saúde. Desde o início da crise de saúde, já foram registradas mais de 60 mortes no setor de limpeza, com quase 2.000 casos confirmados só na capital. 

 

Marvin Largaespada, Diretor Regional da UNI Americas Property Services disse: "Garis são trabalhadores essenciais para a saúde e economia de nossas sociedades. Como trabalhadores essenciais, eles deveriam ter sido priorizados há muito tempo. Da UNI Americas, expressamos nosso total apoio à nossa afiliada Conascon durante sua luta por segurança. "


Compartilhe