Filiada

Políticos e líderes sindicais discutem futuro do sindicalismo no 3º congresso da CSB

21/09/2021

A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) abre nesta quinta (16/9) o seu 3º Congresso com o tema “Sindicatos fortes, Brasil mais justo”. O evento, que vai até sábado (18/9), será realizado de forma totalmente virtual por conta da pandemia. Participam grandes nomes do mundo político e sindical.

 

“Nos reunimos neste ano com o desafio não só de definir os rumos da CSB e dos mais de 5 milhões de trabalhadores por ela representados, mas de fazê-lo em um dos mais graves e complexos momentos já vividos pela humanidade e sem dúvida por nossa geração”, afirma Antonio Neto, presidente da CSB. “É uma oportunidade de repensarmos coletivamente o futuro não só da nossa entidade, mas de todo o movimento sindical e da sociedade.”

 

No primeiro dia, além da aprovação do regimento do congresso e de debates internos, haverá uma sessão solene de abertura, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CSB e de Antonio Neto, a partir das 18h.

 

A live terá Neto como mestre de cerimônias e participação de nomes como: Alessandro Molon, deputado federal (PSB-RJ), Antonio Anastasia, senador (PSD-MG), Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, Celso Amorim, ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores, Eduardo Moreira, economista e criador do movimento Somos 70%, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo (PSDB), Joenia Wapichana, primeira deputada federal indígena do Brasil (Rede-RR), Juliana Brizola, deputada estadual (PDT-RS), Márcio França, ex-governador de São Paulo (PSB), e Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, entre outros. Os presidentes de outras grandes centrais sindicais também marcam presença virtual: Sérgio Nobre (CUT), Miguel Torres (Força Sindical), Ricardo Patah (UGT), José Reginaldo Inácio (NCST) e Adilson Araújo (CTB).

 

Na sexta (17/9), serão realizadas quatro mesas online a partir das 10h. Os debatedores discutirão temas como os ataques recentes aos trabalhadores brasileiros, as relações com o Parlamento, os Estados e os municípios e projetos de desenvolvimento para o Brasil. Ciro Gomes e outros grandes nomes da política nacional estão entre os convidados.

 

No sábado (18/9), haverá sessão plenária, sem transmissão pela internet, apenas para os delegados. Na ocasião, serão votadas a alteração estatutária, a prestação de contas da gestão e a eleição da Executiva Nacional e Conselho Fiscal. Haverá também a aprovação das teses referentes às ações de caráter político, social, econômico e sindical que irão orientar o trabalho da CSB ao longo dos próximos anos.

Desde agosto, a CSB realizou também quatro seminários preparatórios ao seu 3º Congresso com grandes personalidades do meio político, jurídico, econômico e sindical. Os eventos (cerca de 25 horas de conteúdo) podem ser vistos no YouTube.

 

3º Congresso da CSB

Quando: de 16 a 18 de setembro

Onde: youtube.com/c/AntonioNetoPDT e facebook.com/CentralDosSindicatosBrasileiros

 

Crédito: Pixabay

Da Redação

 

15/09/21 - 18h23

 

 

 


Compartilhe