Filiada

Emlur instalou 256 papeleiras de janeiro a julho deste ano e substituiu 120 equipamentos

14/10/2021

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) instalou 256 papeleiras, em toda João Pessoa, no período de janeiro a julho deste ano, e fez a substituição de 120 equipamentos. Ao todo, há aproximadamente 1 mil equipamentos instalados na cidade, em avenidas, prédios e espaços públicos, como praças, mercados e parques.

 

Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o trabalho de instalação de novos equipamentos é permanente, para que os serviços de limpeza urbana sejam sempre melhorados. Contudo, ele alerta sobre a necessidade de substituição das papeleiras não só para a correta manutenção dos recipientes, mas em razão de depredação e furto.

 

“Infelizmente, há pessoas que danificam os equipamentos de condicionamento de resíduos e até furtam. É lamentável. Fazemos um apelo para que este tipo de conduta seja cessado e que a população denuncie por meio do telefone 0800 083 2425”, afirma o superintendente da Emlur.

 

Nos primeiros sete meses do ano, foram instaladas 202 papeleiras nas ruas, avenidas e mercados públicos. Os bairros mais beneficiados foram Centro, Tambaú, Mangabeira, Altiplano, Roger, Manaíra, Bessa e Cabo Branco. Entre os locais, destacam-se o hospital Ortotrauma, Busto de Tamandaré, Bosque dos Sonhos, Avenida Visconde de Pelotas, Avenida Almirante Barroso, Mercado Central e UFPB.

 

No mesmo período, houve a instalação de 54 papeleiras em praças de João Pessoa, a exemplo de Praça da Independência, Praça da Paz, Praça João Pessoa, Praça do Pavilhão do Chá e Praça da Tapioca. Os bairros com mais instalações foram Tambaú, Centro, Tambiá, Brisamar, Castelo Branco e Alto do Mateus.

 

 

Claudia Pontes afirma que sempre joga as embalagens dos produtos que consome no Parque Solon de Lucena, nas papeleiras. “É o mínimo que podemos fazer. Não custa nada. Se estamos aqui para aproveitar o lugar, devemos fazer nossa parte”, enfatiza ela, que está satisfeita com a limpeza do local e que, parte disso, é pelo fato de haver recipientes adequados para o descarte de resíduos.

 

Manutenção – A manutenção dos equipamentos é diária. As equipes de fiscalização sempre encontram papeleiras quebradas e todo dia é feito o conserto. O dano é causado no suporte ou na tampa. Mas, há casos também de furto, de levarem a caixa toda. As áreas com mais problemas de depredação e furto são os bairros de Centro, Cabo Branco, Manaíra, Mangabeira, Bessa, Tambaú, Varadouro e Castelo Branco.

 

Texto: Thadeu Rodrigues

Edição: Andrea Alves

Fotografia: Carlos Nunes

 14/10/2021 |  11:15 |  


Compartilhe