Filiada

Gari: muito obrigado pelo seu trabalho!

16/05/2022

16 de maio não é o dia de um profissional qualquer, é Dia do Gari. É o dia de um trabalhador que nem sempre é visto, mas é essencial para a nossa vida. Cuidam das cidades para que possamos viver com dignidade e tranquilidade. Já imaginou como seria nossa vida sem eles, sem esse trabalho? Se a rua da sua casa está limpa, tenha certeza de que alguém trabalhou para isso. Sem o trabalho do gari a cidade para.

Durante o período mais intenso da pandemia do coronavírus, e até hoje, os garis tem estado sempre na linha de frente. Enfrentam o risco de contaminação para assegurar que nossas cidades, ruas, calçadas e até os hospitais, estejam limpos, sem acúmulo de resíduos perigosos.

Ser gari não é tarefa fácil. Não se trata só de recolher aquilo que é descartado pela população. Os garis trabalham para garantir uma cidade habitável, livre de doenças, no combate às pragas urbanas e recolhendo resíduos que podem prejudicar a saúde. Por isso, o gari é um verdadeiro “operário do meio ambiente”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil produzimos aproximadamente 230 mil toneladas de lixo por dia. Mesmo contando com as coletas municipais e com empresas que fazem o correto gerenciamento, uma grande parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas. Cabe ao gari realizar esse trabalho de coleta e deixar tudo organizado. A limpeza diária também diminui os riscos de bueiros entupidos que ocasionam enchentes.

Por tudo isso o gari é tão importante! É uma profissão extremamente necessária. E cada gari tem uma história de vida, uma família, sonhos, lutas e desafios, assim como você. Assim como todos nós! Valorize!

A todos os garis: os coletores, varredores, roçadores, recicladores, a nossa homenagem e o nosso agradecimento: muito obrigado por tudo o que vocês fazem, por toda a sociedade!

 

Henrique Silva

Presidente da FEEAC

Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação no Estado do Rio Grande do Sul


Compartilhe