Filiada

Central de Cursos do SIEMACO-SP celebra 45 novos formandos na Educação Continuada, com festa no auditório do sindicato

30/05/2022

Mais um ano de muito trabalho e estudos na Central de Cursos do SIEMACO São Paulo concluído com sucesso. Na noite da última quinta-feira (26), 45 novos formandos dos polos educacionais gratuitos receberam seus diplomas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no auditório do sindicato, lotado de parentes que foram dividir esse importante momento de fechamento de um ciclo. O evento teve o professor William Santos como mestre de cerimônia e a professora Débora Souza como organizadora.

 

O programa de educação continuada do SIEMACO São Paulo é uma parceria com o SEAC (sindicato patronal do Asseio), que também esteve presente no local para prestigiar o momento de celebração. O programa graduou cerca de 750 alunos desde o seu início, que oferece, além dos cursos, material didático de apoio aos estudantes.

 

“Muito bom ver o sucesso do nosso projeto, mudando a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras. Agradeço essa parceria com o SEAC, que é essencial para que continuemos esse trabalho”, disse André Santos Filho, presidente do SIEMACO São Paulo, em seu discurso que abriu a formatura. O sindicalista parabenizou também os profissionais da Central de Cursos pelo empenho e resultado. “Nosso corpo docente e a equipe da Central de Cursos são a base para que tudo isso ocorra. Parabenizo também os guerreiros e guerreiras que resolveram mudar de vida e hoje estão aqui, comemorando a conclusão  dessa importante etapa da vida. E vamos fortalecer esse projeto cada vez mais”, completou.

 

“Sabemos de casos de pessoas que saíram da condição de analfabetismo, ingressaram na faculdade e hoje têm curso superior concluído. Esse trabalho é extremamente importante, ficamos felizes em participar diretamente dessa mudança de vida de tantas pessoas. E o mercado precisa de funcionários alfabetizados e capacitados”, disse Rui Monteiro, presidente do SEAC. 

 

Luiz Luzzi, diretor do SEAC, também esteve presente e enalteceu o trabalho em conjunto entre todos os envolvidos. “É uma felicidade estar aqui e ver tanta gente mudando de vida. Essa parceria entre SEAC e SIEMACO sempre rendendo ótimos resultados”, falou.

 

Para ver todas as fotos da formatura, clique AQUI.

 

 

 

 

 

Vamos fortalecer esse projeto cada vez mais – André Santos Filhos (Presidente SIEMACO-SP)

 

“É um trabalho que preenche uma lacuna social do governo. recisamos de mais iniciativas deste tipo, nossos trabalhadores e trabalhadoras merecem”, explicou Moacyr Pereira, diretor tesoureiro do SIEMACO-SP e presidente da CONASCON (confederação dos trabalhadores do Asseio e Limpeza). Outro diretor, Elmo Nicácio, se emocionou ao discursar. “Eu sou coletor, apesar de estar diretor sindical, sei da luta de vocês e parabenizo quem foi até o fim, que batalhou por esse diploma. Continuem estudando e busquem novos degraus”. Por fim, Nilson Ferreira fechou o discurso representando a diretoria presente no evento. “Tanta gente mudando de vida e correndo atrás dos seus sonhos. Isso nos dá combustível para continuar nosso trabalho”.

 

Roberta Butolo, coordenadora da Central de Cursos, acredita que a parceria entre o SIEMACO-SP e o SEAC, com salas de aula em vários locais, é o grande diferencial desse projeto. “Temos várias turmas espalhadas em nossa sede, subsede, metrô, garagens e alojamentos. Isso facilita a vida dos trabalhadores e trabalhadoras que querem voltar a estudar. Mesmo na pandemia, lutamos para manter esses alunos em aula. Ainda temos cursos técnicos e outras formas de ajudar nossas categorias com ensino de qualidade. Mostramos que, com união, é possível mudar a vida das pessoas”.

 

Além dos discursos dos representantes dos sindicatos, os alunos e alunas tiveram sua vez de falar. A oradora das turmas, Kesia Brilhante Gomes, subiu ao palco para agradecer aos professores e lembrar de todo o esforço dos presentes. “Agradeço aos professores e professoras pela dedicação e persistência. Em meio à uma pandemia, com tantas dificuldades, mas continuamos estudando remotamente. Nos readequamos, fomos atrás, persistimos e o que vemos hoje aqui é o fruto de tudo isso. Obrigado aos professores pela motivação e pelas palavras de apoio. Temos muita gratidão por vocês”, declarou a estudante da subsede Santo Amaro, funcionária do Asseio na empresa Paineiras.

 

Como paraninfo da turma, e representando o corpo docente da Central de Cursos, o professor João Lucas Muniz subiu ao púlpito para enaltecer o trabalho de todos os presentes. “Eu, que tanto falei que era muito fácil escrever um texto, me peguei debruçado numa folha de papel, pensando no que dizer a vocês”, disse emocionado. Ao falar sobre a conclusão do curso, o professor enalteceu o fim desse ciclo e reforçou a importância de todos os alunos se manterem ativos e buscarem novos sonhos. “Parabéns, vocês venceram uma importante etapa. É o fim de um ciclo, mas que abre novas portas. Vocês estão preparados para uma nova jornada, boa sorte”, concluiu.

 29 de maio de 2022

 


Compartilhe