Filiada

SIEMACO-SP participa do ‘Dia Mundial da Limpeza’ na Avenida Paulista

19/09/2022

 

Reconhecida como “símbolo de São Paulo”, a avenida mais famosa do Brasil receberá neste sábado (17), das 7h às 12h, uma operação de limpeza em virtude do “Dia Mundial da Limpeza”, promovida pela Associação Paulista Viva (APV), em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (SELUR), SEAC-SP (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo) e com o apoio do SIEMACO-SP, FEMACO, Sustentare, Poiato Recicla, Loga e Sub Prefeitura da Sé. O mutirão percorrerá toda a extensão da Avenida e a Prefeitura Municipal de São Paulo fará, também, ações de zeladoria na região.

 

A iniciativa terá uma força-tarefa com trabalhadores e caminhões da Sustentare – empresa responsável pela retirada do lixo das calçadas, e da Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária de limpeza urbana que presta serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde urbanos. Entre os serviços que serão realizados estão limpeza, varrição das calçadas, remoção de bitucas de cigarro e coleta de lixo, que irá percorrer toda a extensão da avenida Paulista.

 

A atividade será acompanhada pelo presidente da Associação Paulista Viva, Livio Giosa; o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho; o sub-prefeito da Sé, coronel Marcelo Vieira Salles, e o Presidente do Selur, Marcio Matheus.

 

“O papel do sindicato vai além de defender direitos. O SIEMACO São Paulo tem um papel social, de conscientização da população. E por tratarmos especificamente de categorias da Limpeza, nosso compromisso com esse dia é ainda maior. Estamos felizes em participar deste evento”, disse o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho.

 

 

Profissional da varrição recolhe lixo próximo ao MASP, na Avenida Paulista – Foto: Alexandre de Paulo/SIEMACO-SP

Às 11h acontecerá a lavagem da estátua em homenagem a Bartolomeu Bueno da Silva, mais conhecido como Anhanguera, que fica em frente ao Parque Trianon da Avenida Paulista, que será realizada pelo SEAC SP. Além de instalação de uma tenda com cartazes com o QR Code para que os pedestres sejam direcionados sobre as ações de limpeza.

 

A ação irá ocorrer em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day), que acontece todo ano, no terceiro sábado de setembro, e está na quinta edição. Esse é considerado o maior evento ambiental do planeta, com a participação de 191 países e milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de espaços, como praças, ruas, parques e praias e até mesmo de ambientes virtuais. O intuito é reforçar ao público sobre a responsabilidade de manter limpo é um deve de todos.

 

O público pode se voluntariar para atuar em qualquer região da cidade. Participe dessa ação e faça a diferença para o seu bairro e sua cidade!

 

História

 

O Dia Mundial da Limpeza se inspirou numa ação coletiva que aconteceu em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país. Apesar de representarem 4% dos moradores, a comunidade concluiu a limpeza em apenas 5 horas. Assim, o Let’s Do It (Vamos Fazer Isso – em tradução livre), tornou-se um marco e uma referência para o mundo.

 

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

**Com informações da Associação Paulista Viva

 

Dia-Mundial-da-Limpeza.jpeg


Compartilhe