Filiada

Pesquisa global revela efeitos prejudiciais para os trabalhadores da limpeza que executam suas atividades no turno da noite

07/06/2023

Uma pesquisa internacional inovadora de produtos de limpeza, encomendada pela UNI Global Union, lança luz sobre os desafios significativos enfrentados pelos profissionais de limpeza que trabalham em turnos irregulares e anti-sociais. A pesquisa, que recebeu respostas de mais de 2.500 faxineiras de 32 países em 6 continentes, destaca os efeitos prejudiciais do trabalho noturno na saúde, bem-estar e inclusão social dos trabalhadores.

 

Os resultados da pesquisa indicam que os trabalhadores da limpeza que trabalham em turnos diferentes do diurno sofrem uma série de efeitos adversos em suas vidas. Entre esses efeitos estão o isolamento, dificuldades em manter relacionamentos, uma vida social tensa, horários de sono inadequados, exaustão e impactos adversos na saúde física e mental.

 

Principais conclusões:

 

Desvantagem do turno: Aproximadamente metade dos faxineiros pesquisados ​​trabalha em turnos diferentes do turno diurno. A análise estatística indica que esses limpadores enfrentam desvantagens significativas em comparação com os limpadores diurnos.

 

Falta de sono: Quase 70% dos trabalhadores noturnos e mais da metade dos trabalhadores dos turnos da manhã e da tarde dizem que não dormem o suficiente. Isso destaca o impacto prejudicial dos turnos não diurnos nos padrões de sono dos trabalhadores da limpeza.

 

Preocupações com a segurança: Cerca de 45% dos faxineiros que trabalham no turno da noite dizem que se sentem inseguros no trabalho. Um número significativo deles sofreu assédio no trabalho e no trânsito, e mais de um terço relatou incidentes de assédio.

 

Conflitos Sociais e Familiares: Os trabalhadores dos turnos noturnos e noturnos enfrentam taxas mais altas de conflito entre seus horários de trabalho e suas vidas sociais e familiares em comparação com seus colegas do turno diurno. Os depoimentos das faxineiras destacam o impacto negativo nas relações com os filhos e companheiros.

 

Falta de escolha: Sete em cada dez faxineiras que trabalham em turnos não diurnos o fazem porque não têm outra alternativa. Isso sugere que muitos faxineiros são forçados a aceitar turnos não diurnos devido às suas opções ou circunstâncias limitadas.

 

“Há muito tempo defendemos uma transição para o trabalho diário no setor de limpeza, reconhecendo as consequências negativas para os trabalhadores de turnos antissociais e irregulares”, disse Eddy Stam, chefe de serviços imobiliários do sindicato UNI Global. “Esta pesquisa reforça a necessidade urgente de a indústria abordar questões de agendamento e priorizar a saúde física e mental dos faxineiros”.

 

A pesquisa revela que a maioria das faxineiras pesquisadas trabalha em turnos diurnos devido à falta de opções ou pressões financeiras. Muitos empregadores e clientes não oferecem turnos diurnos, deixando os faxineiros com pouca liberdade de horário. Além disso, os turnos não diurnos geralmente vêm com salários mais altos, tornando-os uma necessidade para os trabalhadores que lutam para sobreviver em um mundo cada vez mais caro.

 

Em particular, a pesquisa coleta as vozes dos próprios trabalhadores da limpeza, fornecendo um quadro abrangente das experiências e perspectivas desses trabalhadores essenciais. Os depoimentos dos entrevistados destacam o impacto do trabalho por turnos em vários aspectos de suas vidas, como relacionamentos pessoais, saúde física, segurança e vida social.

 

A pesquisa também revela dados demográficos que refletem a diversidade da força de trabalho da indústria de limpeza. Dos entrevistados, 70% se identificaram como mulheres, aproximadamente 25% como imigrantes em seus respectivos países de trabalho e 20% como pessoas de cor.

 

Os resultados desta pesquisa global constituem um apelo à ação para a indústria de limpeza, instando as partes interessadas a priorizar o bem-estar e os direitos dos trabalhadores da limpeza.

 

Citações mais comuns:

 

"Eu poderia dormir melhor e poderia jantar" - faxineira peruana

"Eu dormiria e me alimentaria bem, não ficaria tão cansado e ficaria menos doente." - Limpador colombiano de vários turnos

"Melhores refeições. Melhor saúde. Melhores horas de sono." - Limpador multi-turno belga

"Estar no turno da noite é uma vida de insegurança." - limpador peruano

 

Fonte: UNI Global Union

 

Texto original: https://uniglobalunion.org/es/news/cleaners_survey_2023/ 


Compartilhe