Filiada

Noroeste será o primeiro bairro com lixeiras subterrâneas

05/02/2021

Nos próximos dias, serão instalados 40 novos coletores. Meio ambiente agradece

Um dos próximos investimentos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) no Setor Habitacional Noroeste será em lixeiras subterrâneas. Serão instalados 40 coletores para receber resíduos orgânicos e secos. As obras de instalação começam nos próximos dias.

As lixeiras subterrâneas possuem diversos benefícios para a população e o meio ambiente. A não exposição do lixo evita a proliferação de pragas e vetores, o acesso de animais de rua aos resíduos e a poluição visual, além de reduzir o mau cheiro. Outra vantagem é a diminuição da frequência de coleta, pois os contêineres possuem volume maior que os depósitos de lixo utilizados atualmente.

 

O equipamento

 

De forma simples, o recipiente funciona como uma grande lixeira instalada abaixo do nível do chão. Para tanto, será feita a escavação de cavas, que possibilitarão implantar os coletores. Cada contêiner terá a capacidade de armazenamento de 3 mil litros de resíduos.

 

Nos locais onde os equipamentos estão sendo instalados haverá vários conjuntos de tubos de inox. As tampas serão de fácil manuseio para o depósito do material que, posteriormente, será recolhido pela equipe de coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Os espaços receberão coletores para lixo seco, que pode ser reaproveitado, e outros destinados ao lixo úmido ou orgânico.

 

4/2/21  11:23ATUALIZADO EM 4/2/21 ÀS 19:33

AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

Foto: Divulgação/Terracap

 

* Com informações da Terracap


Compartilhe