Filiada

SEEAC Porto Alegre realiza assembleia da campanha salarial 2023

16/09/2022

Ocorreu nesta sexta-feira, 09 de setembro, a assembleia geral dos trabalhadores e das trabalhadoras da limpeza, asseio e conservação da base do SEEAC RS, que abrange Porto Alegre e diversos outros municípios do estado. O encontro, que contou com dezenas de trabalhadores e dirigentes sindicais, aprovou a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial 2023.

 

REAJUSTE COM AUMENTO REAL

 

O destaque da pauta da categoria para esse ano é a luta pelo reajuste com aumento real nos salários, além do reajuste no auxílio-alimentação e auxílio-lanche, no adicional de insalubridade, e a manutenção e ampliação do Benefício Social Familiar e do kit Escolar. Outra reivindicação é quanto ao pagamento do auxílio-alimentação no período de férias.

 

O presidente do SEEAC RS, Dirceu Quadros, apresentou o conjunto das reivindicações que compõem a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e destacou a importância da unidade junto ao Sindicato. “Esses direitos não caíram do céu. Eles são uma conquista de anos de luta do Sindicato e da FEEAC RS ao lado da categoria”, enfatizou. Dirceu também chamou a atenção para a importância da campanha de sócios que está sendo realizada “Sempre Juntos”.

 

“É preciso fortalecer a união com o Sindicato, assim nossas conquistas aumentam”, completou o dirigente.

 

 

 

NOSSO TRABALHO É ESSENCIAL

 

O presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, apresentou a campanha salarial na sua dimensão estadual para os presentes, que neste ano tem como slogan “NOSSO TRABALHO É ESSENCIAL”.

 

Segundo Henrique, a campanha procura chamar a atenção para a importância do trabalho da limpeza, asseio e conservação para a sociedade. “Na pandemia, ficou claro o quanto nosso trabalho é fundamental para a sociedade. Porém, a realidade é que este trabalho é sempre essencial. Já imaginaram uma cidade sem limpeza pública? Uma escola ou um hospital sem limpeza diária? Como seria? Além disso, nosso trabalho impacta diretamente na preservação do meio ambiente, este que é um dos principais desafios da sociedade hoje”.

 

 

 

MUDANÇA JÁ

 

“A unidade do movimento sindical é nossa principal força”, comentou. Henrique também aproveitou para chamar a atenção sobre a situação nacional e as eleições em curso: “Estamos em uma encruzilhada no nosso país. Ou mudamos o rumo do Brasil agora, ou vai se aprofundar a exploração do trabalho, a retirada de direitos, o desemprego e a precarização, que têm sido a marca desse governo que está ai”.

 

Dirceu Quadros também tocou nesse tema: “as famílias de trabalhadores não aguentam mais tanta retirada de direitos e ataques à nossa dignidade. Hoje vivemos uma realidade muito dura para a classe trabalhadora, a economia está descontrolada com alta na inflação, há muito desemprego e cerca de 33 milhões estão na miséria; isto é uma vergonha para um país que é tão rico como o nosso”.

 

Tanto Henrique, quanto Dirceu, concordaram que é necessário um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil, que recuperar os empregos e os direitos trabalhistas e sociais que foram perdidos; além disso, é preciso pautar a volta de uma política de valorização dos salários com a revogação da reforma trabalhista.

 

A assembleia foi no CTG Estância da Azenha, em Porto Alegre.

 

As próximas assembleias da categoria no RS acontecerão nas seguintes datas:

 

– Caxias do Sul: 14 de setembro

– Novo Hamburgo: 22 de setembro

– Pelotas: 23 de setembro

– Santa Cruz: 27 de setembro

– Santa Maria: 28 de setembro

– Passo Fundo: 29 de setembro


Compartilhe