Filiada

Recife Limpa: cidade ganha 3 mil novas lixeiras e frota nova; 305 profissionais serão contratados

27/10/2022

Iniciativa inclui, também, duplicação na capacidade de varrição das vias, que vai de 11,5 mil km para 21,4 mil km mensais

Com um auditório formado por políticos, secretários municipais e profissionais da limpeza urbana, a Prefeitura do Recife lançou, nesta quarta-feira (26), o programa Recife Limpa, que busca ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do material. O evento ocorreu no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

 

De acordo com a prefeitura, serão instaladas 3 mil novas papeleiras, equipamentos fixados aos postes para descarte de papéis e pequenos objetos. Com a instalação, a quantidade deste tipo de lixeira será duplicada na capital pernambucana.  

 

“O Recife Limpa é um grande movimento pela limpeza da cidade. A gente está instalando 3 mil lixeiras. Então, tudo o que tinha no Recife, da primeira lixeira até hoje, eram 3 mil. E estamos colocando mais 3 mil em três meses”, comentou o prefeito João Campos.

 

O programa também conta com a ampliação do número de trabalhadores envolvidos na limpeza urbana, com a contratação de 305 profissionais. Outra ação destacada pela prefeitura é a duplicação na capacidade de varrição das vias, que vai de 11,5 mil km mensais para 21,4 mil km mensais.

 

Além disso, os caminhões de coleta foram customizados com intervenções produzidas por nove artistas visuais. “A gente está trocando toda a frota dos caminhões de limpeza, fazendo o caminhão galeria também, um caminhão que é uma arte urbana, pintado, que funciona parecendo um quadro e que vai andar pela cidade toda”, explicou o prefeito. 

 

- PUBLICIDADE -

 

“A gente está incrementando em mais de 300 postos de serviço de pessoas que vão trabalhar na limpeza, duplicando o número de quilômetros de ruas varridas por mês. Então, é um grande movimento para limpar e cuidar da cidade. Mas a gente chama sempre a responsabilidade também para as pessoas, porque a prefeitura faz a parte dela, e a gente não tira a nossa responsabilidade, mas não é papel só da Prefeitura cuidar da limpeza, é papel de todo mundo, manter a cidade limpa e botar lixo no lugar certo”, completou.

 

O programa Recife Limpa prevê, ainda, o auxílio da tecnologia nas ações de limpeza municipal. A partir desta quarta, o Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br) passa a disponibilizar um espaço para acessar digitalmente os serviços de limpeza urbana, permitindo ao usuário solicitar a coleta seletiva, verificar dias e horários de recolhimento do lixo por localidade, checar quais tipos de materiais são recebidos pelos Econúcleos e o endereço de cada uma deles, bem como solicitar a remoção de entulho nos casos em que cabe à prefeitura ou denunciar pontos de irregulares de descarte do lixo, entre outros serviços. 

 

“A gente vai informar para aquelas pessoas que desejarem o horário que o caminhão de coleta vai passar. A gente avisa 30 minutos ou uma hora antes, para que possam botar o lixo no tempo correto. Então, se todo mundo faz a sua parte, a gente vai ter uma cidade muito mais limpa”, frisou João Campos.

 

Secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas reforçou que a iniciativa pretende unir poder público e população em busca de uma cidade mais limpa. “O Recife Limpa é mais que um programa, é um convite para a população se envolver e, junto com a prefeitura, deixar a cidade cada vez mais limpa. Estamos visando ampliar a coleta de lixo da cidade, mas além disso fomentar o descarte correto desse material”, disse. 

De acordo com a secretária, por meio de uma central de monitoramento também será possível acompanhar as ações desenvolvidas nas ruas, planejando e adequando as atividades. “A ideia é utilizar dentro da Central de Controle Operacional todas essas tecnologias de internet das coisas para cada vez mais a gente tomar decisões assertivas, de planejamento, de controle e de monitoramento desses serviços que a gente está ampliando hoje para toda a cidade do Recife”, contou Dantas. 

 

“A central de monitoramento ajuda a gente a ter certeza de que o planejamento dos serviços de limpeza urbana está sendo realizado. A gente tem 100% da frota renovada, com GPS, e a gente consegue verificar exatamente onde está cada caminhão, onde as pessoas estão trabalhando. Caso no final do dia, aquilo que foi planejado não tenha sido executado, a gente vai ter a certeza do que está sendo feito e vai tomar as medidas cabíveis para que seja realizado”, acrescentou.

 

Um dos focos do Recife Limpa, reforçou a secretária, é atuar com medidas de conscientização. “A ideia é a gente seguir firme também na ampliação dos serviços de conscientização ambiental. Não adianta a gente chegar com números expressivos de ampliação de equipamentos e de efetivos, mas também não vir com essa vontade de ampliar essa conscientização ambienta”, pontuou. 

 

“O Recife Limpa é um convite, é um movimento que convida as pessoas a poder participar junto do Recife e se integrar para fazer o descarte correto do lixo. O programa está envolvendo a comunidade, envolvendo as escolas, envolvendo as pessoas do entorno de cada ação que vai ser feita, seja na limpeza de canal, varrição, capinação, fazer com que as pessoas se envolvam e entendam a importância do envolvimento dela para a ação ser um sucesso”, finalizou.


Compartilhe