Filiada

Russia: Órgão mundial de imprensa suspende filiação de sindicato russo após expansão para Ucrânia.

23/02/2023

LONDRES (Reuters) - A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) disse na última quarta-feira (22/02) que suspendeu a filiação do principal sindicato de imprensa da Rússia depois que a instituição estabeleceu filiais em áreas da Ucrânia invadidas pelos russos. 

 

"A FIJ é uma organização baseada na solidariedade internacional, nos princípios de cooperação entre os sindicatos membros e no respeito pelos direitos de todos os jornalistas. As ações do Sindicato Russo de Jornalistas ao estabelecer quatro filiais nos territórios ucranianos anexados quebraram claramente essa solidariedade e semearam divisões entre sindicatos irmãos", disse a presidente da FIJ, Dominique Pradalie, em comunicado. 

 

 

O chefe do sindicato russo disse à agência de notícias estatal Tass que a medida violou o estatuto da FIJ e prejudicará financeiramente o órgão mundial porque não receberá mais taxas substanciais de associação da Rússia.

 

A FIJ, que tem sede em Bruxelas e representa 600.000 jornalistas em 146 países, sofreu intensa pressão de alguns membros europeus para expulsar o sindicato russo.

 

Sindicatos finlandeses, noruegueses, dinamarqueses e islandeses disseram no mês passado que deixariam o órgão global em protesto contra o que chamaram de "atividade corrupta", incluindo o fracasso em tomar medidas sobre a criação de filiais sindicais russas em partes ocupadas da Ucrânia.

 

Pradalie disse que a FIJ conversará com os quatro sindicatos nórdicos e reconheceu suas críticas. 

 

"Há quem diga que deveríamos ter agido mais rápido", disse ela, acrescentando que a federação de mídia buscará urgentemente maneiras de continuar a apoiar jornalistas independentes dentro e fora da Rússia que estão em risco ou precisam de ajuda.

 

Vladimir Solovyov, chefe do sindicato russo, disse à Tass que a suspensão é injustificada. 

 

"A decisão é puramente política, eles concordaram com o ultimato dos sindicatos nórdicos, infelizmente", disse ele, acrescentando que o sindicato russo tem "grandes planos" para outras formas de cooperação internacional fora da FIJ.

 

 

(Reportagem de Mark Trevelyan)

Bol - Notícias


Compartilhe



Categorizado em: Panorama,