Filiada

NCST disponibiliza Curso de Formação Sindical

23/10/2020

Sob a coordenação do Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da NCST e Diretor-Geral do Observatório Sindical Brasileiro Clodesmidt Riani – OSBCR, Sebastião Soares, curso visa aprimorar conhecimentos em temas estratégicos ao sindicalismo.

 

Objetivos

 

 

A Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST, através diretoria de Formação Sindical e Qualificação Profissional,  e em conjunto com o Observatório Sindical Brasileiro Clodesmidt Riani - OSBCR, oferece aos dirigentes, lideranças, militantes e demais integrantes da NCST, em seus diversos âmbitos, Cursos de Educação Sindical, voltados para a capacitação, formação e qualificação, ministrados à distância. Não é um sistema EAD-Ensino à Distância do ponto de vista formal do conceito, mas uma práxis educativa criativa e responsiva buscando interação dialógica no perpassar dos cursos.

 

O sentido dos conteúdos desses Cursos de Educação Sindical tem a intenção de ser chaves de leituras para a compreensão da realidade social, política e econômica e as possibilidades da sua transformação na perspectiva das classes trabalhadoras. O pressuposto metodológico é de combinar esforços numa concepção de educação a partir da cotidianeidade dos participantes, entendidos como uma comunidade cuja vida imediata deve ser o ponto de partida do processo educativo.

 

Por se tratar de uma experiência fora da escola, não se assenta em verticalismos ou autoritarismos pedagógicos, também não será uma pedagogia basista conformada pelo senso comum. O conjunto que e quer alcançar é a mediação entre conteúdos gerais sobre temas que envolvem o projeto de emancipação social do trabalho com o conhecimento e a cultura dos participantes na construção de linguagens onde possam transitar esses conteúdos.

 

O eixo central desse projeto de Cursos de Educação Sindical é a vinculação entre teoria e prática, buscando a compreensão dos fenômenos sociais mais além da sua aparência imediata. Entender esta realidade como produto da prática social e histórica e por isso mesmo podendo ser transformada mediante a ação coletiva e organizada, pela apreensão do conhecimento que a humanidade vem construindo no seu percurso histórico.

 

 

 

Fonte:  Diretoria de Formação Sindical e Qualificação Profissional da NCST - 21/10/2020


Compartilhe