Filiada

Diretoria Plena da FEEAC RS faz balanço de 2022 e projeta ações de 2023

15/12/2022

A FEAC RS realizou a última reunião da Diretoria Plena de 2022 nesta quarta-feira, 14 de dezembro, no auditório da Fecosul, em Porto Alegre. Estiveram presentes todos os sindicatos que compõem a federação para acompanhar o balanço das atividades de 2022 e a debater as perspectivas de 2023.

Medeiros falou sobre a vitória eleitoral e os desafios com o novo governo

 

ESPERANÇAR EM LUTA

 

O encontro teve início com uma exposição sobre a conjuntura atual com o presidente do Sintergs e dirigente da CTB RS, Antonio Augusto Medeiros.

 

Medeiros situou os presentes sobre a importância do resultado eleitoral, com a vitória da frente ampla em defesa da democracia no Brasil. Ele acrescentou que o movimento sindical tem participado ativamente do processo de transição e da discussão sobre a necessidade da recuperação de direitos que forma perdidos com as reformas trabalhista e previdenciária, e com os sucessivos ataques do governo Bolsonaro contra os trabalhadores.

 

“Mas temos de esperançar em luta”, afirmou. Segundo ele, o papel do movimento sindical é manter-se mobilizado e atuante em defesa dos avanços que o país precisa já que o governo Lula, que assume no dia 1º de janeiro, será um governo em disputa.

 

 

Assessoria jurídica mostrou ações do ano

 

BALANÇO DE 2022

 

Logo na sequência, a assessoria de comunicação da FEEAC RS apresentou um resumo da retrospectiva de 2022 sontendo as principais lutas e ações da FEEAC e dos sindicatos.

 

O presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, destacou alguns aspectos das lutas realizadas neste ano: as atividades de base, através da entrega dos kit Escolares e cestas básicas, as assembleias da campanha salarial e as eleições sindicais. Segundo ele, foram ações que mostraram a vitalidade do sistema sindical e a relação direta com a categoria.

 

Henrique também destacou atividades e conquistas importantes, como o seminário sobre Dumping Social na contratação dos serviços públicos, ocorrido no final de novembro, e a criação do IGAS.

 

A assessoria jurídica da federação também mostrou um balanço das ações realizadas no ano, com destaque para intensidade do trabalho com objetivo de fortalecer a representatividade sindical. A consolidação do Benefício Social Familiar foi uma das prioridades do trabalho do setor nesses últimos anos.

 

HOMENAGEM

 

O presidente da FEEAC RS fez homenagem a dirigentes pioneiros no movimento sindical do estado: Dirceu, de Porto Alegre; Aldeci, de Santa Maria; Bete de Novo Hamburgo e Lúcia, de Pelotas.

 

 

Pioneiros

 

 

No final da reunião foi dado informe sobre a aprovação da NR da limpeza urbana, uma conquista muito importante que representa uma luta de quase uma década, que deve entrar em vigor ainda neste ano. Henrique também relatou sobre como estão as negociações da Convenção Coletiva 2023 e sobre a aquisição da nova sede da FEEAC RS.

 

Ainda, segundo Henrique, 2023 deverá ser um ano com muitos desafios para o segmento e os trabalhadores em geral.

 

https://www.feeacrs.com.br/


Compartilhe