Filiada

Toyota aceita aumentar salário de funcionários no Japão

23/02/2023

 

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta 4ª feira (22.fev.2023) que aumentará os salários-base e o pagamento de bônus para seus 68.000 trabalhadores sindicalizados no Japão. 

 

A medida faz parte de um acordo fechado com o sindicato de trabalhadores da companhia. Já na 1ª rodada de negociações, a montadora aceitou as demandas integralmente. As informações são da agência de notícias Reuters e do jornal Financial Times.

 

A empresa não divulgou o valor do aumento salarial, mas a expectativa é que seja o maior reajuste em 20 anos. Segundo Koji Sato, futuro presidente-executivo que assumirá o cargo em abril, a decisão também quer influenciar a indústria automobilística a tomar medidas semelhantes. 

 

“Estamos na vanguarda do incentivo à distribuição [de riqueza] para toda a indústria automobilística, e cada um de nós está trabalhando duro para isso”, disse Sato.

 

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, tem pedido a líderes empresariais que aumentem os salários dos trabalhadores para compensar a inflação. O país registrou a maior alta da taxa em 41 anos em dezembro de 2022. O índice de preços aos consumidor ficou em 4%. A fabricante de automóveis, Honda, também concordou em aumentar os salários-base de seus funcionários depois de negociar com o sindicato. O reajuste será de cerca de 5%, o maior desde 1990.

 

Fonte: Poder 360


Compartilhe



Categorizado em: Panorama,