Filiada

Educação Continuada-EJA celebra fim do ano letivo com cultura nordestina e reconhecimento aos professores e alunos

14/12/2023

No último sábado (9), a Central de Cursos do SIEMACO São Paulo, em parceria com o SEAC-SP e outras empresas colaboradoras, promoveu o encerramento do ano letivo de 2023 da Educação Continuada-EJA (Educação de Jovens e Adultos), em um evento repleto de aprendizado, cultura e reconhecimento.

 

O encerramento foi marcado pela exposição dos resultados do projeto sobre “literatura de cordel”, fruto do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do último semestre. Os frutos desse esforço foram apresentados por meio de textos e painéis, em uma atmosfera que permitiu interatividade com o público presente. Atividades dinâmicas, como um Quiz (perguntas e respostas), utilizando um grande dado artesanal, além da produção de xilogravuras, enriqueceram a experiência dos participantes.

 

Reconhecimento e Gratidão

 

Após a exposição, todos foram convidados para o espaço do teatro, onde a coordenadora Roberta Butolo lhes deu as boas-vindas e expressou gratidão pela presença de todos, parabenizando tanto os professores quanto os alunos pelo dedicado trabalho durante o ano.

 

A Secretária Geral, Marcia Adão, ressaltou a importância da educação, reconhecendo a dedicação e coragem daqueles que buscam dar continuidade aos estudos, especialmente os que interromperam essa jornada na juventude. O diretor Wagner Antonelli destacou os impactos positivos da educação, de maneira geral, na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras.

 

 

Entrega de certificados

 

A entrega dos certificados aos alunos dos cursos de inglês e informática, que frequentam aulas aos sábados, marcou um momento especial. Os professores envolvidos nos projetos educacionais foram homenageados e receberam uma lembrança como reconhecimento por seu comprometimento.

 

 

 

Valorização da Cultura Nordestina

 

O evento também celebrou a riqueza da cultura nordestina, por meio da apresentação da literatura de cordel, ressaltando a importância dessa expressão artística.

 

 

 

 

O Auto da Compadecida

 

O ponto alto do encerramento foi a apresentação teatral, uma adaptação da obra clássica de Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida: O Julgamento de João Grilo”. O texto foi adaptado pelo Professor William Santos e interpretado pelos alunos da Educação Continuada-EJA do curso de sábado. O suporte sonoro ficou por conta do Professor Cesar Ciccone.

 

 

 

 

Abaixo os personagens da peça e seus respectivos intérpretes:

 

João Grilo: Deison Santos; Jesus: Adriana da Silva; Nossa Senhora: Edenice Maria; Diabo: Gomes Duarte; Bispo: Noemia Sueli; Cangaceiro: Eliana Borges; Padeiro: Louisette Vergueiro e a Mulher do Padeiro: Letícia Rodrigues.

 

Conclusão Memorável

 

Com essa emocionante peça teatral e o brilho nos olhos de alunos e professores, o encerramento do ano letivo da Educação Continuada-EJA foi um tributo à dedicação, ao conhecimento e à cultura, deixando marcado o compromisso do SIEMACO-SP com a educação e o valor do aprendizado contínuo para todos.

 

Esse evento não apenas celebrou o fechamento de um ciclo, mas também inspirou para outros desafios e aprendizados que aguardam no futuro.

 

Inscrições abertas Educação Continuada-EJA 2024

O curso de Educação Continuada (EJA) 2024 já está com matrículas abertas. Sócios, dependentes e trabalhadores das categorias representadas pelo SIEMACO-SP podem se inscrever. Para mais informações ligue (11) 3821-6444 e peça para falar com a Central de Cursos. Também temos este WhatsApp (11) 94119-3069 para mensagens. Ou venha pessoalmente à Alameda Eduardo Prado, 648 – Santa Cecília (SP).

 

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

 

FONTE:https://www.siemaco.com.br/2023/12/educacao-continuada-eja-celebra-fim-do-ano-letivo-com-cultura-nordestina-e-reconhecimento-aos-professores-e-alunos/


Compartilhe