Filiada

FEEAC debate ações do ano e projeta trabalho de 2024

14/12/2023

A diretoria da FEEAC RS esteve reunida no dia 13 de dezembro, no seu último encontro de 2023, para debater sobre o andamento das negociações da campanha salarial 2023/24, a prestação de contas do Benefício Social Familiar, retrospectiva do ano, entre outros assuntos.

 

O presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, apresentou informe sobre como estão as negociações da campanha salarial deste ano. Segundo ele, os diálogos têm avançado e há expectativa para sua conclusão ainda em dezembro.

 

RETROSPECTIVA

 

Na sequência, o assessor de comunicação da federação, Clomar Porto, apresentou uma retrospectiva de 2023 com resumo, mês a mês, da atuação da FEEAC e dos sindicatos. Entre os assuntos essenciais que marcaram 2023 estiveram a luta de enfrentamento ao chamado Dumping Social e pelo trabalho decente, a organização da luta das mulheres, as ações contra os assédios nos locais de trabalho, a construção do Instituto Gaúcho de Asseio e Serviços, IGAS, e as mobilizações de base, como as assembleias, a entrega de cestas básicas e dos kit escolares. Porto também informou sobre outras campanhas realizadas nas redes sociais, como o 8 de março, o setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul.

 

 

 

BSF

 

A equipe que acompanha o funcionamento do Benefício Social Familiar, BSF, no segmento apresentou números de benefícios gerados em cada local e sindicato. No geral, os atendimentos superam os 2 mil no ano de 2023, o que revela a importância dessa política de assistência que é um grande diferencial presente na Convenção Coletiva de Trabalho, CCT, da categoria no Rio Grande do Sul.

 

 

Também foi debatida a construção da Comissão de Mulheres da FEEAC RS, aprovada no encontro ocorrido em novembro, além da mobilização para a atividade com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que será neste dia 14 de dezembro, na Assembleia Legislativa do RS, na qual será assinado o documento Pacto Pelo Trabalho Decente.

 

Na parte final do encontro o assessor da FEEAC, Candido da Roza, apresentou as linhas gerais de um plano para a realização de planejamento, formação e gestão sindical para as entidades no ano de 2024, este que deverá ser o norteador das políticas do sistema sindical no RS.

 

FONTE: https://www.feeacrs.com.br/feeac-debate-acoes-do-ano-e-projeta-trabalho-de-2024/


Compartilhe