Filiada

SIEMACO-SP e UGT marcam presença na 136º reunião do CONADE em Brasília

23/02/2024

136ª reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência aconteceu em Brasilia, entre os dias 19 e 21 de fevereiro

 

A representação conjunta do SIEMACO São Paulo e da UGT Nacional, liderada pela Secretária Geral Marcia Adão, que participou em Brasília da mais recente reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), expressando a intenção dos sindicatos em fortalecer as discussões sobre acessibilidade e inclusão.

 

O evento, realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro, abordou temas cruciais para a causa, com destaque para o papel das “tecnologias assistivas”. Essas tecnologias, que englobam uma variedade de dispositivos e processos, têm o poder de melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com deficiência, incluindo-as na produção audiovisual brasileira. O objetivo é garantir que todos tenham acesso e possam se expressar plenamente.

 

Durante a reunião, foram discutidos pontos-chave, como a normativa da ANCINE que assegura a acessibilidade visual e auditiva no cinema e o Programa Novo Viver sem Limites, focado em quatro eixos fundamentais: gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva, e promoção do direito à educação, assistência social, saúde, cultura e economia.

 

Marcia Adão destacou o desafio de implementar o programa em todo o país, garantindo que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e que elas possam desfrutar de plena autonomia. Essa é uma luta contínua, na qual o SIEMACO-SP e a UGT Nacional estão firmemente engajados, apoiando iniciativas que promovem um mundo mais inclusivo e acessível para todos.

 

*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

 

FONTE:https://www.siemaco.com.br/2024/02/siemaco-sp-e-ugt-marcam-presenca-na-136o-reuniao-do-conade-em-brasilia/


Compartilhe