Filiada

SIEMACO-SP promove evento de combate a todas as formas de assédio no ambiente de trabalho

08/03/2024

Em um importante evento realizado na manhã desta quinta-feira (7), o SIEMACO-SP reuniu em sua sede membros, diretores e trabalhadores, tanto do sindicato quanto de várias empresas, com o intuito de combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. O encontro, denominado “Basta de Assédio no Ambiente de Trabalho”, contou com a presença de importantes palestrantes especialistas na área.

 

André Santos Filho, presidente do SIEMACO-SP, abriu o evento enfatizando a importância de denunciar casos de assédio. “Uma vez detectado algum tipo de abuso, não tenham medo de levar o caso adiante. Eles serão apurados e os culpados, punidos no rigor da lei”, afirmou.

 

A diretora social e responsável pela subsede Santo Amaro, Daniela Sousa, destacou a necessidade de líderes e supervisores estarem atentos para não perpetuarem comportamentos abusivos, muitas vezes inconscientes, que afetam profundamente a saúde mental dos trabalhadores. “Essa coisa de diminuir o outro, de humilhar, tem um impacto muito grande enquanto dano psicológico”, disse.

 

Maria Silva, diretora responsável por receber denúncias de assédio no sindicato, reforçou a disponibilidade da organização para investigar todas as queixas. “Temos que ser os olhos e os ouvidos dos trabalhadores e por isso contamos com a ajuda de vocês na base. Investigamos todos os casos, sem exceção”, afirmou.

 

Márcia Adão, secretária geral do SIEMACO-SP, discutiu a importância do preparo psicológico e da empatia para liderar, destacando que as mulheres frequentemente enfrentam mais assédio do que os homens. “A promoção para um cargo de liderança requer um preparo, um treinamento”, apontou.

 

Roberto Leme (Theo), saudou a todos como coordenador da campanha “Respeite Todo Mundo”, encabeçada pela FEMACO.

 

O evento contou também com a participação de especialistas, como Francisco Júnior, do departamento Jurídico, que discutiu as nuances do assédio moral e sexual, e Gabriel Amadeo, do departamento de Segurança do Trabalho, que falou sobre a inclusão da “doença mental” nos focos da CIPA, dada sua prevalência nos motivos de afastamento pelo INSS atualmente.

 

Jaudenir da Silva Costa, da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRTb-SP), destacou o papel do Ministério do Trabalho no combate ao assédio. “Todo assédio é uma forma de violência e afeta não apenas o trabalhador, mas também sua família”, disse.

 

O evento teve a participação de diversas empresas, enviando líderes e trabalhadores para o encontro, entre elas Onet, Apoio Ecolimp, Tejofran, Brasanitas, EcoUrbis, Corline, Verzani, Guima, Ecoss Ambiental, Sodexo, Grupo Provac/Aeon, Lumme TBM e Loga. Esse encontro marca um passo significativo no combate ao assédio no ambiente de trabalho, mostrando o comprometimento do SIEMACO-SP e das empresas participantes com a criação de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.


Compartilhe