Filiada

Conferência Mundial do Setor de Serviços a Propriedade (limpeza, segurança e condomínios) é marcada por exemplos de vitórias no campo das negociações coletivas e acordos globais mas alerta para o crescimento dos governos de extrema direita

03/12/2022

Conferência Mundial do Setor de Serviços a Propriedade(limpeza, segurança e condomínios) é marcada por exemplos de vitórias no campo das negociações coletivas e acordos globais mas alerta para o crescimento dos governos de extrema direita.

 

Durante os dias 30 de novembro, 01 e 02 dezembro aconteceu na cidade de Roma na Itália a Conferência Mundial dos Trabalhadores em Serviços de limpeza, segurança e condomínio. O evento foi promovido pela UniGlobal Union, sindicato que representa cerca de 180 milhões de trabalhadores em todo o mundo.

Temas como equidade de investimentos em tecnologia, transição justra, desenvolvimento pessoal, solidariedade, valorização de salários e uso do poder de negociação foram centrais no primeiro dia do evento. Para Rocio Saenz, presidente mundial, a Luta sindical é local e também mundial, pois o poder dos sindicatos ecoa e se multiplica pelo mundo.  “O trabalhador tem poder de ação e de voto, não podemos permitir o avanço dos governos extremistas, nossos poderes juntos podem mudar a realidade de todos os trabalhadores. Quando Lutamos, Ganhamos!”

A delegação brasileira estava composta, além da Conascon por  SIEMACO-SP, Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FEACONSPAR), SINDLIMP Florianópolis e o SIEMACO Americana e SIEMACO Curitiba.

Moacyr Pereira, como diretor do Comite de Serviços da Uniamericas apresentou os dados de crescimento de filiação do nosso setor no Brasil, assim como fez um balanço das eleições e a vitória do Lula, afirmando que “ ” O contexto é de alta complexidade. Enfrentar os desafios exige estratégia, muita cooperação sindical e solidariedade de classe. É preciso, e com urgência, definir estratégias para o fortalecimento da vida sindical, melhora nas condições de trabalho e valorização de salários dos trabalhadores.

 

Também apresentou as propostas elaboradas pelas centrais sindicais e encaminhadas ao comitê de transição para o governo Lula.

Participam dessa conferência de mais 80 dirigentes representantes de 35 entidades de 18 países. O evento foi organizado pela UNI em conjunto com os sindicatos italianos FILCAMS e CGIL e coordenado por Eddy Stan, Diretor mundial do Setor de Serviços e presidido por Rocio Saenz.

A Secretaria Geral da UNI Christy Hoffman, secretária Geral da Uni Global Union participou do evento fazendo um discurso sobre o êxito de grandes campanhas mundiais de melhoria de condições de trabalho e pagamento justo de salários e convidou a todos para o grande congresso mundial a Uni que acontecerá em agosto na cidade da Filadélfia, estado da Pensilvânia em 2023.


Galeria de imagens



Compartilhe