Filiada

Garis cruzam os braços e lixo acumula em Cuiabá

13/01/2017

Trabalhadores que atuam na coleta de lixo em Cuiabá cruzaram os braços nesta quarta-feira (10) em protesto ao não pagamento do Vale Alimentação e do vale transporte. Com isto, entre 500 e 600 toneladas de lixo doméstico deixaram de ser coletados pelos 285 trabalhadores do setor.

Os funcionários foram até a sede da empresa Ecopav, bateram os cartões mas não saíram para os turnos de trabalho que utiliza mais de 30 caminhões nas rotas entre os bairros e o aterro municipal.

Segundo o gerente comercial da Ecopav, Fernando Infantino, o problema que gerou a paralisação já foi resolvido e na manhã desta quarta-feira (11), os trabalhadores deram garantia que retomam ao trabalho.

A suspensão ocorreu, segundo Infantino, pelo fato dos trabalhadores não terem recebido o valor referente ao Vale Alimentação, que deveria estar disponível nos cartões ainda na terça-feira. Mas Infantino garante que isto somente não ocorreu porque a empresa Sobex, que gerencia o sistema de cartões, teve um problema técnico que gerou o atraso na liberação dos recursos.

Mas ressalta que todas as medidas foram tomadas para evitar prejuízos a população. Destaca que desde dezembro de 2012, quando a Ecopav assumiu a coleta de lixo da cidade, em poucas ocasiões surgiram problemas pontuais que foram rapidamente resolvidos. Salienta que a empresa hoje coleta em média 15,5 toneladas mês de lixo.

A prefeitura de Cuiabá, se posicionou sobre a paralisação por meio de nota, que segue na íntegra:

“Em relação à notícia da paralisação dos cerca de 200 garis e motoristas que atuam no serviço de coleta do lixo doméstico urbano, a prefeitura de Cuiabá tem a informar que já notificou a empresa Ecopav, contratada para locação de equipamentos e fornecimento de mão de obra, para sanar a situação de forma a não prejudicar a prestação de serviço essencial para a população. Também foi instaurado processo administrativo com possibilidade de quebra do contrato vigente. A empresa informou que já regularizou os pagamentos dos benefícios de vale alimentação, vale transporte e cesta básica e que entrou em entendimento com os trabalhadores e seu sindicato para que as atividades sejam retomadas na quarta feira (11) no período vespertino”.


Compartilhe



Categorizado em: Ações Sindicais,