Filiada

SIEMACO-SP debate “Os Desafios LGBTQIA+ no Mercado de Trabalho” nesta quarta-feira

30/06/2021

 

O SIEMACO São Paulo, sempre atuante na luta contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação, com o objetivo de promover o respeito à diversidade, a empregabilidade formal e em defesa de um local de trabalho inclusivo e amigável à população LGBTQIA+, realiza nesta quarta-feira (30), em parceria com a Conascon, UGT e Sindicato dos Comerciários, evento on-line para debater “Os Desafios LGBTQIA+ no Mercado de Trabalho”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail: eventos@siemaco.com.br - favor informar nome, telefone, e-mail e instituição a qual pertence. O envio do link para ingressar no evento, que será transmitido pela plataforma Zoom, será feito posteriormente.

A diretora do SIEMACO-SP, Andrea Ferreira, defende que não há justiça social sem respeito à diversidade. "É muito importante debater os assuntos relacionados ao mercado de trabalho nessa parcela da sociedade. Por isso o SIEMACO-SP, que é um sindicado cidadão, defende essa bandeira e acredita que a igualdade de gênero é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade.”

Para a secretária geral do SIEMACO-SP, Marcia Adão, outro objetivo do evento é discutir os fortes impactos da covid-19 sobre a sociedade, a economia e o mundo do trabalho. “É fundamental voltar a atenção para as pessoas historicamente excluídas e discriminadas por conta de preconceitos em relação a sua orientação sexual e identidade de gênero, principalmente nessa pandemia”.

 

Orgulho LGBTQIA+

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado anualmente no dia 28 de junho em todo o mundo, foi criado para conscientizar a população em geral sobre a importância do combate à homofobia, buscando a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independentemente de gênero. 
Narra a história que há exatos 52 anos, nas primeiras horas da manhã de 28 de junho, teve início uma rebelião no bar Stonewall Inn, em Nova York (EUA), contra a violência policial infligida a pessoas LGBTQIA+ e pela conquista de direitos civis. O ato deu origem às comemorações e manifestações do orgulho LGBTQIA+, cujo objetivo é fortalecer as políticas de diversidade e inclusão social.

Já outra diretora do sindicato, Maria Aparecida, que também atua no movimento "Mães pela Diversidade", ressalta a relevância da comunicação na defesa dessa população carente em seus direitos. “A importância dessa data é de reconhecimento e respeito. É uma conquista ter esse dia voltado também para os nossos filhos, porque lembra todas as lutas que a gente já passou e tudo o que ainda tem a se conquistar”, ressaltando que não está no seu lugar de fala, mas se expressa como mãe LGBTQIA+. “Amor e respeito têm a sua vez em todos os lugares e ambientes. Essa população também está inserida na nossa categoria e a gente tem que se informar para ajuda-los”, concluiu Maria. 

 

 

Serviço

“Os Desafios LGBTQIA+ no Mercado de Trabalho”

Quando: 30/06 – às 10h

Onde: plataforma Zoom

Mais informações com a diretora Andrea Ferreira, pelo telefone (11) 94119-2498, ligação ou whatsapp.

 

Programação do evento

10h – Abertura

 

Saudações

Presidentes SIEMACO-SP - André Santos Filhos

Presidente CONASCON - Moacyr Pereira

Presidente UGT Nacional - Ricardo Patah

Dirigentes sindicais, secretários e convidados

 

10h40 – Apresentação do vídeo

 

10h50 – Palestrante: Rui Monteiro Marques - Presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo.

 

Tema: Empregabilidade e inclusão para pessoas LGBTQIA+ - sob a ótica do trabalhador

 

11h - Palestrante: Kaleb Machado - Gerente do Carrefour

 

Tema: Empregabilidade e inclusão para pessoas LGBTQIA+ - sob a ótica do empregador

 

11h10 – Renato Viterbo, vice-presidente Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP

 

Tema: Representação e Representatividade LGBTQIA+

 

11h20 – Palestrante: Cássio Rodrigo - Coordenador da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

 

Tema: Políticas públicas que visem à promoção da cidadania e a garantia de direitos e acesso ao trabalho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

 

11h30- Palestrante: Leonardo Borile e Paulo Borile

 

Tema: Homofobia no Ambiente de Trabalho

 

11h40 - Palestrante: Maria Aparecida da Silva - Diretora do SIEMACO São Paulo

 

Tema: Mães pela Diversidade

 

11h50- Perguntas

 

12h20 - Respostas

 

13h - Considerações finais

 

Categorizado em: Ações Sindicais

Compartilhe