Filiada

Encontro Nacional da CONASCON: Florianópolis sedia maior evento de Limpeza do Brasil, com lideranças de 14 estados e palestrantes internacionais

20/07/2022

 

Cerca 230 sindicalistas são esperados no hotel São Sebastião Praia, em evento que discute questões trabalhistas ligadas à Limpeza Urbana, Asseio e Conservação e Áreas Verdes no Brasil

Durante esta quarta-feira (20), Florianópolis sedia o Encontro Nacional dos Trabalhadores Prestadores de Serviços de Limpeza, um evento da CONASCON (Confederação dos Trabalhadores em Limpeza Urbana e Ambiental), no hotel São Sebastião Praia, no Campeche. Com mais de 230 participantes e delegações de 14 estados, a finalidade do encontro é discutir os desafios do setor e as perspectivas para os próximos anos.

Das lideranças nacionais, o destaque é para a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho, que irá palestrar sobre a ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – que trata da violência e do assédio no ambiente de trabalho. Entre os outros pontos de discussão estão o panorama político nacional, geração de emprego e o futuro do movimento sindical.

"A nossa agenda é em favor do Brasil, da proteção da população e dos direitos trabalhistas, mas sempre em diálogo com as empresas. Acreditamos que o desenvolvimento do país se dá pelo diálogo e pela maturidade entre todas as partes envolvidas na geração de emprego e renda, parte essencial para o crescimento econômico do Brasil. O setor de serviços é o maior empregador do país, somente nós, que representamos as categorias terceirizadas da Limpeza, representamos 1,5 milhão de trabalhadores", explica Moacyr Pereira, presidente da CONASCON.

Além das lideranças brasileiras, o evento conta com representantes da SEIU, maior sindicato dos Estados Unidos, voltado para a área de serviços, e da UNI Américas, entidade global sindical do mesmo setor. 

 

Confira a programação abaixo

 

9h - Panorama do Sindicalismo Mundial

Palestrante: Márcio Monzane | Secretário Regional da UNI Américas

 

10h - Panorama Político Nacional

Palestrante: Roberto Santiago | Presidente da FEMACO, Vice-Presidente da UGT e ex-Deputado Federal

 

11h - O Futuro do Movimento Sindical

Palestrante: Clemente Ganz Lúcio | Assessor do Fórum das Centrais Sindicais do Brasil e ex-Diretor Técnico do Dieese

 

12h - Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho e seus Reflexos

Palestrante: Margaret Matos de Carvalho | Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região do Paraná

 

13h - Almoço

 

14h - O Setor de Asseio, Limpeza Urbana e Áreas Verdes no Pós-pandemia

Palestrantes: representantes das Federações Estaduais e Sindicatos Filiados e Associados

 

18h - Encerramento

 

 


Compartilhe



Categorizado em: Ações Sindicais,