Filiada

Diretoria da CONASCON se reúne no Paraná e discute reflexos da Súmula 448 do TST

06/02/2017

Direção Nacional da CONASCON se reúniu em Curitiba, na sede da FEACONSPAR-Federação dos Trabalhadores em Asseio e Conservação do Paraná em 31 de janeiro. Em seu primeiro encontro fez parte da pauta a sumula 448 do TST que trata trada insalubridade dos trabalhadores que limpam banheiros de uso coletivo.

 

A sumula, que garante percentual máximo de insalubridade (20%) para trabalhadores que limpam e coletam o lixo de banheiros de grande circulação gera impactos no setor, que tem como maiores contratantes, órgão públicos e locais de grande fluxo de pessoas. Em tempos de crise e redução de custos por parte de empresas, repassar esse acréscimo pode parecer benéfico aos trabalhadores, mas como seria o impacto em difíceis contratos com órgão públicos.

Também entrou como um importante item na pauta a tramitação do PL 4302/1998 que regulamenta a terceirização, a articulação do governo para  aprovação do projeto está cada vez mais forte. As entidades do Grupo da CONASCON formarão uma força tarefa e participarão de todos os debates. Com relação a NR da Limpeza Urbana todas as entidades serão chamada a colaborar com o projeto que será colocado em Consulta pública no início de fevereiro.

 


Compartilhe



Categorizado em: Ações Sindicais,